TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relevância Do Processo De RH

Artigo: Relevância Do Processo De RH. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  4.667 Palavras (19 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 19

1 INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir responderá as perguntas citadas pelos professores do semestre. O objetivo deste documento é informar as questões sobre recrutamento e seleção de pessoal, direito e práticas trabalhistas e auditoria em recursos humanos, pretendo colocar aqui meu conhecimento adquirido com esta pesquisa, esclarecer algumas dúvidas que surgiram e expressar o máximo do aprendizado que me foi proporcionado.

2 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL

Planejamento de processos, hoje são a base principal de qualquer ação dentro da uma organização. É preciso estudar detalhadamente todos os pontos de um processo, seja ele documental ou da área de RH.

As pessoas mudam, a partir da relação que possuem com um mundo em constante evolução. Assim como as pessoas, as empresas também caminham nessa mesma estrada, pois as organizações auxiliam nessa evolução mudando a visão das pessoas e do cenário econômico global.

A atuação das organizações sobre a economia global, está cada vez mais colaborativas, com o avanço da tecnologia, as organizações estão cada vez mais avançadas em termos tecnológicos e por isso necessitam de profissonais capacitados para qualquer área da empresa.

As empresas procuram no mercado de trabalho, profissionais qualificados e capazes de suprir as necessidades da empresa e seus setores. A globalização envolve a combinação de uma série de fatores econômicos, sociais e culturais e é uma das tendências contemporâneas que traz inúmeros desafios para a ARH. Uma das consequências imediatas da globalização é a abertura de mercado. A atuação em uma arena global incentiva as organizações a desenvolver políticas de RH capazes de lidar com a crescente integração entre países e culturas.

As pessoas e as organizações devem estar preparadas para lidar com um mundo cada vez mais interdependente e as políticas de recrutamento, seleção e treinamento devem levar isso em conta. Todos os funcionários da organização, desde os executivos até os trabalhadores operacionais, deve, estar aptos a trabalhar em empresas cujos limites geográficos não existem.

3 ARH EM SI

Sabemos que a cada dia, mais e mais empresas utilizam recursos disponíveis no mercado de trabalho para melhorar seus processos produtivos na busca de melhorar seus resultados. Com a ARH não é diferente. Cada vez mais empresas necessitam de profissionais qualificados, proátivos e que possuam uma característica primordial para os dias de hoje: ‘sejam capazes de avaliar o processo como um todo (começo, meio e fim) dentro de uma visão sistêmica.

Profissionais com esse perfil são o sonho de grande parte dos empresários que almejam crescer em seu ramo de negócio.

Mas para que consigam profissionais com esse perfil, as empresas necessitam de uma boa equipe de RH, na qual consigam identificar e contratar trabalhadores que demonstrem potencial para desempenhar, de forma eficaz as funções necessárias na organização.

Para isso, o profissional da ARH deve ter consciência de que uma contratação errada certamente trará prejuízos para a organização. O planejamento das ações de recrutamento e seleção é fundamental para a efetividade do processo. A previsão de pessoal ajuda e muito neste planejamento, que como beses: Plano Organizacional – planos estratégicos, planos e orçamentos das unidades, previsão de vendas, reorganização interna; Fatos Externos – cenário econômico, aspectos legais; Rotação de Pessoal – aposentadorias, pedidos de demissão, promoções, transferências. É importante que ocorra um planejamento cuidadoso para que o processo ocorra da melhor forma.

4 CONHECENDO A ARH

Toda organização precisa ser administrada: a adminstração envolve integrar deferentes recursos para atingir um objetivo comum.

Com o planejamento de RH, o profissional pode desenvolver seu trabalho com maior certeza de eficácia dos resultados, com isso também facilita a avaliação dos novos cargos disponíveis na organização por meio de listas de pessoas necessárias em cada setor de trabalho. Entra em pauta, a diferença entre descrição e análise de cargos.

Descrição – responsabilidades do cargo (tarefas, deveres e responsabilidades).

Análise – conhecimento exigido para o cargo (levantamento das vagas, exigência dos conhecimentos necessários para a ocupação do cargo). Para poder suprir a necessidade da organização, o profissional de RH precisa saber o que ela quer, se é um profissional com foco no conteúdo do cargo, o ambiente e as condições de trabalho ou, um profissional com foco no comportamento (competências, conhecimentos e habilidades).

5 ALGUNS MÉTODOS DE RECRUTAMENTO

Uma organização utiliza vários métodos para uma contratação com qualidade, pode ser meio de anúncios (jornais e revistas), em escolas, referências pessoais, candidatos independentes, agências de empregos e a web.

O processo de recrutamento não envolve somente a coleta de pessoas, mas também é o momento de a organização fazer seu marketing e, assim mostrar seus atrativos, como salários, prêmios e atividades oferecidas pela empresa para se tornar atraente ao candidato. Alguns sites já oferecem pré-seleção, avaliações online e sistemas para ajudar no recrutamento. Em particularidade é uma boa forma de recrutar pessoal, pois a maioria dos sites responsáveis por isso, separam adequadamente e priorizam os melhores em cada área.

6 TÉCNICAS DE SELEÇÃO

Muitas organizações quando escolhem os melhores funcionários para ocupar cargos de suma importância, utilizam técnicas para selecionar currículos atrativos.

As técnicas de seleção tem como objetivo conhecer os candidatos e possibilitar a escolha do candidato adequado para preencher a vaga. As técnicas mais utilizadas são: Análise de currículo – o currículo é uma descrição detalhada da carreira profissional e educacional do candidato; Testes – são um conjunto de exercícios propostos aos candidatos para avaliar diversas aptidões consideradas relevantes para o exercício de determinada função. Os testes complementam as informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com