TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relátorio De Estágio

Artigos Científicos: Relátorio De Estágio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  2.237 Palavras (9 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 9

3. Relatório da Palestra: O Orientador Educacional na sua Prática:

A escola não é mais como a de antigamente onde o aluno era apenas um coadjuvante hoje ele é o protagonista e para isso acontecer é preciso uma sociedade mais crítica, onde uma educação interdisciplinar, contextualizada e identificada com o local a qual esta inserida.

Em uma escola encontramos muitas gerações de seres humanos e todos com sua parcela de importância para melhor convívio em sociedade. O surgimento de novos meios de acesso a informação constituem uma nova forma de educar, onde a escola não detém todas as respostas e o professor não é dono

de todo o saber é a troca de conhecimentos oriundos de diversas fontes de informação que resulta em um ambiente escolar repleto de sabedoria, é a partir daí que começa os desafios do Orientador Educacional em sua principal prática cotidiana a de mediar. Assim, temos como objetivo, investigar qual o trabalho do Orientador Educacional na comunidade escolar numa perspectiva mediadora e facilitadora do processo ensino-aprendizagem. Tendo como suporte as leituras da área educacional e suas legislações. Sua função na comunidade escolar é visar o pleno desenvolvimento do educando. E enfatizar a importância do trabalho realizado por esse profissional é dar sentido à cooperação, compreensão e respeito dos indivíduos uns com os outros na sociedade.

As síndromes e os distúrbios devem ser considerados pelo Orientador Educacional na hora de elaborar sua proposta educacional aos professores. Identificar, conhecer os detalhes, encaminhar aos profissionais de saúde especializados e ajudar as famílias a preparar uma educação de suportes para seu filho é o caminho que este profissional deve seguir para auxiliar os profissionais de sala de aula. Ao elaborar seu plano de trabalho Orientador Educacional deve prever atividades que contribuam para inclusão do aluno na sala de aula. O surgimento de novos conceitos os responsáveis, o tipo de pressão exercida pela família, até mesmos orientá-las de como agir em cada situação e como o efeito das palavras negativas pode afetar uma criança faz parte do trabalho do profissional em questão em todos os níveis de ensino. As altas habilidades também devem ser tratadas como casos de necessidades especiais e nestes casos escolas especiais não devem ser descartados sempre com concordância das famílias. Quando se trabalha com adolescentes o Orientador educacional deve ter claro que além das mudanças físicas e conflitos de valores que são recorrentes a essa faixa de idade, é comum ao adolescente sofrer bulling, ter problema com alcoolismo e drogas. O trabalho de ser preventivo e envolver alunos, professores e família. Suas escolhas profissionais, assim como saber explorar as tecnologias e utilizá-la a favor é o principal da aquisição de conhecimento é desafio da comunidade escola na atualidade sem deixar de mostrar para seus alunos o quanto é importante à relação entre as pessoas e como as relações interpessoais podem fazer ser importante no convívio em sociedade.

4. Relatório da Palestra: O Gestor Escolar na sua Prática Profissional:

Toda a escola é uma organização diferente da outra, mas toda tem por finalidade formar cidadão e o gestor deve ser um líder e suas relações institucionais devem ser colegiadas, ouvir as contribuições propor quando for necessário e assegurar o comprimento das decisões do Conselho Escolar e de Classe. Durante a construção da concepção metodológica da escola é de responsabilidade do Gestor Educacional a mediação das informações e do conhecimento construído no processo educativo na busca pela qualidade de ensino. Deve existir uma organização onde haja condições para realização do planejado de cada área. Na coordenação deve haver coletividade no trabalho em grupo. Na avaliação são consideradas atividades diárias. Apesar de estar inserida no mesmo sistema educacional a educação publica e privada são bastante distintas, seu funcionamento esta sob a supervisão escolar e localizada na sociedade.

As atividades específicas do gestor escolar são compostas em três dimensões bem definidas articuladoras, formadoras e transformadoras. Os projetos pedagógicos tem base conceitual pretende alcançar na transformação da prática pedagógica social as mudanças necessárias à sociedade. O contexto social com base situacional onde encontra os problemas e necessidades na realidade social e suas influências dentro da escola para atender a comunidade. A comunidade e a saciedade com base operacional que é linha de ação referente à gestão democrática, currículo, formação continuada e a qualificação das condições físicas e didático pedagógicas da escola.

O gestor deve ter uma organização dentro da escola nas atividades desenvolvidas, um relacionamento interno e externo com pais e alunos, desenvolvimento do projeto político pedagógico dando condições a escola e organizar o patrimônio e documentos escolares. Deve cumprir o calendário escolar, desenvolver planos de ensino, presidir reuniões para falar sobre o rendimento dos alunos, atender fornecedores, prestar contas, controlar o pessoal, pagamentos, visitas aos órgãos superiores, participar de eventos, entrada de alunos, cuidar das dependências da escola, do estoque de merenda, licitações, controle de serviços de terceiros, eventos, controle de documentos, emissão de certificados, emissão de documentos para professores e documentos escolares.

O diretor é o sujeito responsável pela autonomia e a participação da comunidade dentro da escola, desenvolve e aperfeiçoa suas competências e responsabilidades de acordo com o que lhe é proposto e com a participação dos serviços auxiliares da direção como a secretária com papel burocrático participa de toda a vida da comunidade escolar sendo ela responsável pelo comprimento do plano de gestão elaborado pela equipe gestora da instituição, preenchimento e armazenamento de todos os documentos da escola alem de manter claras as relações com o sistema de ensino.

5. Relatório da Palestra: Gestão de Empresa:

Com o passar dos tempos o Recursos Humanos (RH) deixou de ser um setor exclusivamente operacional e desenvolveram outros dois níveis de atividade dentro das organizações e novos e novos profissionais se habilitaram para trabalhar na área. Psicólogos e pedagogos são preparados para lidar com pessoas e essa habilidade se faz necessário quando falamos nas constates mudanças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com