TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reportagem x notícia no cotidiano dos jornalistas em mídia impressa

Artigo: Reportagem x notícia no cotidiano dos jornalistas em mídia impressa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  Artigo  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 4

Reportagem x notícia

Apesar de bastante difundidos e produzidos amplamente no cotidiano dos jornalistas na mídia impressa, a notícia e reportagem se apresentam como gêneros textuais que possuem algumas distinções dentro do âmbito discursivo. As práticas, sobretudo, são delimitadas por regras, normas e estratégias que os jornalistas adotam para atingir quantitativa e qualitativamente a audiência pretendida.

Para os leitores “notícia” e “reportagem” são sinônimos. Mesmo entre alguns comunicadores, o mesmo termo às vezes é utilizado indistintamente, como se ambos se referissem ao mesmo gênero de texto jornalístico. Em algumas emissoras de rádio, como a Globo AM, o termo “reportagem” é usado no encerramento de notícias, como parte da assinatura padrão.

O lead e a pirâmide invertida são dificilmente identificados em uma reportagem, texto que muitas vezes o primeiro parágrafo é descritivo, ou então parte de um “gancho” para o assunto principal. No caso da notícia essas técnicas são facilmente reconhecidas, como demonstra o texto de O Globo:

PF caça guerrilheiro colombiano em favela

Na primeira ação conjunta entre as forças de segurança dos governos federal e estadual, 40 agentes da Polícia Federal, com o auxílio de homens da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e de dois helicópteros da Coordenadoria Geral de Operações Aéreas (Cegoa) da Polícia Civil, ocuparam ontem o Morro da Fazendinha, no Complexo do Alemão, em Inhaúma. O objetivo era tentar localizar um integrante das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que estaria escondido na região, treinando traficantes para o emprego de táticas de guerrilha. Houve uma rápida troca de tiros com os bandidos e um agende da Core foi baleado em um dos pés. No fim da operação, o homem não foi localizado. (...)

O lead esclarece, em ordem de importância, que se trata da ocupação de um morro, quem são as pessoas envolvidas, as circunstâncias de tempo e de lugar, o modo como se deu a ocupação e o motivo pelo qual o homem era procurado. As informações que constam no lead são as mais importantes e serão detalhadas ao longo da matéria.

Já no texto seguinte, do Jornal do Brasil, o qual se pode definir como reportagem, o primeiro parágrafo também responde às seis perguntas essenciais, mas, como estratégia, determina um personagem de importância secundária no texto, para a partir desse personagem chegar ao assunto principal:

UBERLÂNDIA – Adnan Jobran usa roupas brancas para presenciar o abate de frangos na processadora de alimentos Sadia, garantindo que eles morram de acordo com as diretrizes aceitas pelos muçulmanos, com os pescoços cortados em um movimento de meia-lua. Na unidade próxima de Uberlândia, a 550 km de São Paulo, cerca de 10% dos 140 mil frangos e 10 mil perus produzidos diariamente são mortos segundo os rituais islâmicos e enviados a países como Arábia Saudita e Dubai, afirmou Jobran, que possui um exemplar do Alcorão sobre a mesa e decora o escritório com cartazes de santuários muçulmanos. (...)

Notícia

Para Lage (1999, p.16), a diferença entre a notícia e outros formatos de texto não está no seu conteúdo ou na natureza das informações, mas na forma em que ela é redigida. Notícia, segundo ele, é o fato redigido a partir do dado mais importante ou capaz de gerar maior interesse, seguindo-se as demais informações em ordem decrescente de importância.

As notícias são produzidas segundo técnicas específicas que foram adotadas pela imprensa, as quais dizem respeito à apuração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com