TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha A Arte Da Guerra

Artigos Científicos: Resenha A Arte Da Guerra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  909 Visualizações

Página 1 de 2

O general-filósofo Sun Tzu viveu na China por volta do ano 500 a.C., escreveu treze capítulos que fizeram parte de um manual de estratégia de guerra que ficou conhecido como a Arte da Guerra. Seus ensinamentos ainda são atuais, e é o livro utilizado por administradores, empresários e todos aqueles que desejam um embasamento em suas estratégias. Seu texto aplica-se à competição e ao conflito em geral. Sua meta é a vitória sem luta.

A Arte da Guerra demonstra as estratégias e meios de como um líder deve-se porta para influenciar seus subordinados. Somente com liderança os resultados serão obtidos. Para ganhar uma guerra é necessário o estudo preliminar detalhado baseado em cinco fatores fundamentais: a influência moral, o clima, o terreno, o comando e a doutrina. Somente com o conhecimento desses fatores levará o general à vitória, e o seu desconhecimento à ruína.

Os elementos essenciais para ganhar uma guerra são baseados em subordinados bem preparados, concessões de prêmios e castigo de forma adequada, previsão de vitória e derrota, atitudes concentradas e ataque as fraquezas do inimigo promovendo a divisão quanto este estiver unido.

Após os estudos preliminares devem-se reunir as provisões financeiras de maneira que cubram as despesas e custos de uma guerra. Os gastos de uma guerra são diretamente acrescidos com seu tempo decorrido. Poderão as reservas não ser suficientes. Fatores como a utilização de prisioneiros na reconstrução dos territórios conquistados devem ser os objetivos do general, cujo destino do povo da futura nação está em suas mãos.

Sun Tzu destaca que a melhor estratégia de guerra é atacar a estratégia inimiga. O grande feito da habilidade de um exército é o domínio de um inimigo sem combater. Reduzem as perdas de contingente e de tempo, reduzindo assim o desperdício financeiro. Um território conquistado em ruínas fica muito oneroso sua recuperação, e o tempo despendido para essa atividade poderia ser usado em outras conquistas. O general habilidoso é aquele que alcança uma conquista sem perdas.

O equilíbrio entre ataque e defesa proporciona a invencibilidade de um general. Assim erros em batalhas são evitados. O general habilidoso toma posições onde não pode ser derrotado e não perde ocasião para sub julgar o inimigo. Sun Tzu orienta a necessidade de conhecer os elementos da arte da guerra: a noção de espaço, a avaliação das quantidades, os cálculos, as comparações e as possibilidades de vitória.

A Arte da Guerra então expande sua dimensão no nível de guerra propriamente dita e entra em outros campos, empresarial, comercial, políticos e resume-se em conhecer a si mesmo, o seu inimigo, e ter seus comandados sob disciplina, sabendo todas as informações táticas necessárias para vencer uma batalha.

Recomenda-se a leitura da obra de Sun Tzu a todos os administradores e empreendedores, ou qualquer pessoa envolvida em estratégias no seu dia a dia.

Sobre o autor:

Sun Tzu foi um general, filósofo e estrategista chinês. Também foi general do Rei Hu Lu. Nascido em 544 a.C. ficou conhecido pela sua obra A Arte da Guerra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com