TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha A Arte de Ser Chefe

Por:   •  13/10/2019  •  Resenha  •  1.640 Palavras (7 Páginas)  •  623 Visualizações

Página 1 de 7

Resenha Crítica

A Arte de Ser Chefe

1 INTRODUÇÃO

A obra em questão, A Arte de Ser Chefe, foi publicada em 2012, escriturada em 156 páginas, tendo  como  autor Gaston Courtois, padre e grande pensador francês, que viveu entre os anos de 1897 e 1970.

O livro está dividido em três capítulos, além de uma conclusão. O capítulo 1 denomina-se “A missão do chefe”, com quatro partes: o que é o chefe; necessidade dos chefes; a grande missão do chefe: server; o que faz o chefe. Capítulo 2, chamado de “As qualidades do chefe”, dividido em dezessete partes: fé na missão; senso de autoridade; espírito de decisão e de iniciativa; espírito de disciplina; energia realizadora; calma e autocontrole; sentido da realidade; competência; espírito de previdência; conhecimento dos homens Benevolência do espírito; bondade; respeito à dignidade humana; espírito de justiça; firmeza; exemplo; humildade. E por ultimo, o capítulo 3, denominado “O exercício da função do chefe”, onde se divide em dez partes: a arte de formar e de educar; a arte de organizer; a arte de comandar; a arte de controlar; a arte de repreender; a arte de punir; a arte de neutralizar as resistências; a arte de encorajar e de recompensar; a arte de se fazer ajudar; a arte de constituir equipe com os outros chefes. No final, uma conclusão apresentada com o título: O segredo do chefe.

O autor, durante todo o desenvolvimento da obra, busca salientar a importância e nobreza de ´´ser chefe``, destacando atributos e a conduta que a pessoa investida de tal função deve possuir. Vale ressaltar que a leitura é válida tanto ao público militar quanto ao civil, para qualquer pessoa que possua subordinados sob sua responsabilidade. Salienta que o chefe é um educador e guia, devendo ser o exemplo para seus comandados. Destaca, ainda, a importância da religiosidade (fé em Deus) para se alcançar êxito em suas ações.

Apesar de não possuir nenhuma imagem, não é um livro muito extenso, e permite uma leitura de fácil compreenão. No entanto, se mostra algumas vezes de forma repetitiva quanto à transmissão de algumas idéias. O autor as expõe de forma clara e espontânea, não sendo necessário conhecimentos específicos para entender o que ele quer comunicar.

2 DISCUSSÃO E ANÁLISE CRÍTICA SOBRE O ASSUNTO

O livro apresenta e sugere muitas das qualidades e atributos que um chefe deve possuir para bem cumprir com o seu papel de líder, seja qual for a fração que comanda. E não bastando apenas possuí-las, mas também aplicá-las sabiamente.

No capítulo 1, o autor mostra que mais importante do que emitir uma ordem, é certificar-se que ela foi cumprida, e da melhor maneira possível. Mostra que ´´saber fazer`` não é o suficiente, mas sim ensinar seus comandados ´´como fazer``, preparando-os, unindo-os e havendo respeito entre ambas as partes. Deve saber identificar as peculiaridades de cada homem que comanda, para que possa empregá-las de forma mais proveitosa possível. Além de conhecer tambem as dificuldades de cada um, conduzindo-os com severidade, porém nunca de forma desrespeitosa. Sua presença deve ser estímulo ao subordinado.

O autor ressalta que, por melhor e mais bem formada que seja uma equipe, não obterão êxito se não houver um chefe para comandá-la. Absorvendo tal afirmação, podemos notar na doutrina de emprego das frações dentro das Forças Armadas, que há um escalonamento do comando, desde a esquadra, grupo de combate, pelotão, companhia, batalhão e por aí vai, importando que sempre haja um chefe para comandar  determinada fração.

O chefe, em primeiro lugar, deve se lembrar que a autoridade que lhe foi investida nada mais é para que possa ´´servir`` ao bem comum, agindo em prol da coletividade. Age em benefício dos outros, servindo a Deus, ao qual sempre será subordinado.

O chefe deve se fazer sempre presente, devendo buscar, para que seja um bom chefe, ser estimado ao invés de temido. Deve despertar em todos o sentimento do sacrifício em prol documprimento da missão imposta, sendo o principal representante e responsável por esse estímulo.

Já no capítulo 2, Gaston desmembra as qualidades que um chefe deve possuir, e saber empregar, para que não apenas comande, mas seja realmente um líder de seus comandados.

Uma expressão do capítulo é ´´ Um chefe abatido já está batido`` (pág 29). Deve ser crente no que faz, adotando as melhores condutas frente aos obstáculos impostos, incutindo nos subordinados o espírito de cumprimento da missão, não se deixando abater o moral por qualquer insucesso.

O chefe deve ser confiante em si, e saber empregar a autoridade que lhe foi confiada. Não pode abster-se de exercê-la, e empregá-la ao bem comum. Associa-se à expressão: ´´um exército de cervos comandado por um leão é muito mais temível que um exército de leões comandado por um cervo`` (Plutarco).

Deve-se ter o poder de decisão, podendo até tomar uma decisão errada (apesar de não ideal), mas não se pode demonstrar incerteza e com isso despertar a insegurança no subordinado. Soma-se ao espírito de disciplina que o chefe deve zelar e executar, sendo importante pilar para fortalecer toda e qualquer fração, facilitando execer a liderança.

Em um momento desafiador, os subordinados certamente apostarão na boa ação a ser tomada pelo seu chefe. Este, por mais que tenha alguma insegurança e medo, não deve transparecer, mas sim agir com serenidade e confiança. Interessante o registro do autor: ´´se você vai influenciar a cabeça de seus homens, não deve, nesse momento, perder a sua`` (pág. 51). Um bom chefe deve discenir os fatos, e enxergá-los realmente como são, não como queria que fosse. Logo, deve trabalhar para torná-los como deseja. Ter uma boa percepção da realidade é fundamental, bem como conhecer suas possibilidades e limitações.

Para poder cobrar do subordinado, é importante que conhecimento de causa. No entanto, o chefe não precisa conhecer tudo, mas sim ter no mínimo idéias gerais e capacidade de coordenação das ações. Quando necessário, deve ser severo, quando oportuno, bondoso. Contudo, a par de qualquer circunstância, deve sempre respeitar a dignidade dos seus comandados. È possível repreender sem se abdicar da polidez.

 O exercício da função do chefe, capítulo 3 do livro, já busca uma contextualização quanto aos atributos do chefe abordados anteriormente. Traz mais abordagens relacionadas à vida militar, com atividades da prática de chefe. A intenção do autor é passar alguns conhecimentos e até ensinamentos já vividos por outrem, além de permitir relembrar atitudes que por vezes pode parecer simples e comum para quam possui subordinados sob sua responsabilidade, mas que talvez por esse motivo acabam sendo ignoradas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (119.5 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com