TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha A Batalha Dos Três Poderes

Pesquisas Acadêmicas: Resenha A Batalha Dos Três Poderes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  1.301 Palavras (6 Páginas)  •  846 Visualizações

Página 1 de 6

Senai – Serviço de Aprendizagem Industrial

Jade Jacomini de Jesus

Resenha: A batalha dos três poderes

Sistema de Gestão Integrada

Professor Eden Arriel

Técnico em edificações – Ted 41

Belo Horizonte

21 de março de 2014

Resumo do Filme:

No filme Cao Cao é o primeiro-ministro do imperador Han (donos das terras do Norte) e acabara de sair vitorioso de várias guerras. Por esse motivo é temido por todos, inclusive pelo imperador e consegue facilmente manipulá-lo e convecê-lo a sustentar outra guerra, dessa vez contra os impérios do sul. O objetivo de Cao Cao é controlar todo o território chinês, sendo então necessário derrubar dois reinos restantes no Sul, um dominado por Sun Quan e o outro dominado por Liu Bei.

Cao Cao possui um exército com mais de oitocento mil homens, quantidade muito superior a dos exércitos de seus adversários que veem como solução uma aliança. Dessa forma, Sun Quan e Liu Bei, deixam suas rivalidades de lado e passam a lutar juntos para derrotar o exército invasor de Cao Cao.

Diversas estratégias são traçadas e utilizadas para superar a o numeroso exercito de Cao Cao. A confiança em excesso de Cao Cao é um entrave e acaba o atrapalhando durante a guerra. Além disso, os governantes do Sul usam de estratégias consideradas ultrapassadas, porém muito eficientes. Cao Cao em contrapartida utiliza de pressão psicológica e guerra biológica para tentar derrotar o inimigo.

Durante o filme descobre-se que o real interesse de Cao Cao em derrotar os impérios do Sul é o amor que ele sentia desde a adolescência por Xiao Qiao, esposa do irmão de Sun Quan. Ele acredita que conquistando todo o império do sul ele teria admiração e o amor de sua amada. Essa paixão obcecada de Cao Cao por Xiao Qiao, e o fato de ele conhecer muito pouco sobre o ambiente e clima do sul são os motivos cruciais que o fazem ser derrotado na guerra.

Xiao Qiao de alguma forma sabe desse amor platônico de Cao Cao e sabe que é ela o motivo da ocorrência da guerra. Porém ama seu marido e possui uma fidelidade e respeito por ele. Ela dirige-se então ao navio onde está Cao Cao na noite onde será travada a batalha final. E usa de seu poder de sedução para enrolar Cao Cao e consequentemente atrasar o ataque ao exército do sul até a madrugada, quando os ventos do sul mudam de direção favorecendo não mais Cao Cao, mas sim o povo do sul para realizarem um ataque com fogo.

Os generais de Cao Cao ficam surpresos ao saber a real motivação da guerra, sentem-se traídos e ficam indignados por perderem a guerra por causa desse amor de Cao Cao pela mulher do inimigo. Nesse momento fica claro que Cao Cao que era um líder autoritário, obtinha respeito através do medo e não da admiração. O grupo que comandava não era, na realidade, tão fiel a ele e aos seus ideais, apenas o obedecia por necessidade ou medo. Além disso, Cao Cao pensava apenas em si próprio e não no bem geral de todo o seu povo. Tanto é que assistia a guerra de cima, mas não se envolvia de fato nas batalhas.

Já no exército do Sul observa-se exatamente o oposto. Mesmo com a aliança formada recentemente, havia uma admiração e lealdade entre os líderes. Além de haver sinceridade e transparência dos objetivos e ideias. O exército era verdadeiramente fiel aos governantes, que pensavam não apenas em si próprio, mas no objetivo comum e no melhor para os impérios. Diferentemente de Cao Cao, eles participavam das batalhas lado a lado dos demais membros do exército.

Paralelos:

1) Mundo corporativo (relação empresa, comércio, trabalho):

Ao fazer uma comparação do filme com o mundo corporativo, observam-se algumas semelhanças. As empresas, bem como os exércitos de cada império, ao mesmo tempo em que tentam se proteger, travam uma “guerra” com empresas concorrentes. Há uma disputa de poder, a concorrência, e uma disputa de ego. Uma empresa quer ser mais eficiente que a outra, produzir melhores produtos, ter mais clientes, para vender mais. Além disso, estratégias são traças para que haja uma melhor produção, um menor gasto, uma maior satisfação do cliente e consequentemente um maior lucro.

2) Gestão estratégica:

No filme são utilizadas várias estratégias, tais como a operação tartaruga, a ofuscação dos cavalos com os escudos espelhados, o falso ataque de barcos de palhas usados para “roubar” as flechas do inimigo, ataque com fogo, entre outros.

Gestão estratégica é fazer com que as estratégias do grupo sejam acompanhadas, analisadas e se necessário realinhadas.

No filme ocorre a gestão estratégica a cada vez que uma estratégia é colocada em prática. Sendo falha, há a mudança de estratégia, havendo êxito, ela é reformulada e colocada em prática em outras batalhas.

No mundo corporativo, ocorre algo semelhante. São traçadas estratégias de organização e competição e a gestão estratégica acompanha essas ações, as analisas e promove mudanças. A partir da gestão estratégica, melhorias e alterações necessárias são tomadas. As estratégias criadas são sempre baseadas na missão,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com