TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre Organização E Poder

Artigo: Resenha Sobre Organização E Poder. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2014  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal de Viçosa

Matéria de Organização e Poder

Professor: Alexandre

Alunos:

Jaqueline Sousa Epifânio – 1339

Leonardo Henrique Pereira – 1222

Franciele Cristina Soares Rabelo – 1572

Resenha II

Hoje em dia podemos verificar o poder presente em várias partes da nossa vida, mas nos perguntamos, o que é afinal o poder? E qual é a definição dele? E vemos que ele pode ser percebido por diversas formas, como coerção, autoridade, influência, dependência ou domínio piscológico, e isso está presente na vida de quase toda sociedade, a submissão no trabalho, ou em casa, a influência de amigos, e a depência afetiva por exemplo. Tão vasta e estensiva é esse assunto, que grandes filósofos como Marx, Weber e Freud observaram e estudaram tal assunto.

As estruturas que compoem esse segmento, são várias, e essas relações de poder influenciam nos ambientes, um bom exemplo disso é o comportamento dentro de uma empresa, onde os funcionários tem que cumprir um horário, regras e produzir algum tipo de trabalho, pelo poder da submissão, em ganho eles tem a recomenpensa que é o salário. E pelo poder que o dono da empresa, no caso, transmite aos coordenadores e superiores, e assim ele também o obtém. Mas isso não o deixa livre de ser também um subordinado do mesmo.

Uma ótima citação do texto é “O poder se encontra em algum lugar e para obtê-lo se trata então de alcançar este lugar?” Reflito, e vejo que a resposta, pode ser sim, o poder realmente está em devidas ocupações sim, mas quais ocupações são essas? E o que elas representam realmente são maneiras de obter o poder, ou apenas de simbolizá-lo? E a conclusão que se pode chegar é de que ambas estão corretas, voltando ao exemplo da empresa, o gerente de um setor ocupa um cargo de poder, pois ele tem vários funcionários, que prestam serviços e obrigações à ele, e isso é poder. Porém vemos casos também em que os certos gerentes, tem o mesmo cargo, mas não o mesmo poder. Mas como seria isso? E como explicar essas maneiras de obter o poder? É que não depende somente da posicão ocupada pela pessoa, e sim de quem ela é, e o que esse conjunto representa aos demais. Pois como diz a citação “O poder é um atributo generalizado que depende de uma capacidade externa a qual normalmente é acessível aos mais capazes”.

Também podemos observar a ações de poder de Coerção, Coação e Repressão. Que é basicamente, a exeputação de alguns, seja consiente ou incoscimente, objetivamente ou não, e quando há ou não ameaças, ou “chantagens” emocionais, e jogos psicológicos, repressões, impedimentos, e influências negativas, que podem gerar um poder, à quem domina esse tipo de situação. A influência, foi estuda pelo pensador Marx Weber, que consguiu encontrar alguns tipos específicos dessa autoridade.

Vimos a influência, a diferenciação de uma liderença passiva e ativa, e que eles por diversas vezes não tem consiência das suas ações, e que dependem de fatores externos, como hierarquia, capital, relações sociais , entre outros para influênciar no comportamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com