TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme: Como Estrelas na Terra – Toda Criança é Especial

Por:   •  28/9/2018  •  Resenha  •  1.120 Palavras (5 Páginas)  •  1.324 Visualizações

Página 1 de 5

 (Filme “Como estrelas na terra – toda criança é especial”)

Tendo em vista o objetivo de relacionar o filme em questão com o conteúdo trabalhado em sala de aula, cabe aqui hipotetizar uma situação em relação a Ishaan, protagonista da história. Tal iniciativa foi adotada pelo fato de que, no filme, não é discutido a necessidade de um psicodiagnóstico, vindo daí, então, a ideia de discorrer sobre a possibilidade de trabalhar com essa avaliação psicológica na história de Ishaan.

Nessa perspectiva, suponhamos que uma das escolas a qual o garoto frequentou requeresse um psicodiagnóstico a um psicólogo, visando investigar possíveis causas da sua diferença de aprendizagem. Serão esses os passos do psicodiagnóstico: 1) A coordenação do colégio solicita o psicodiagnóstico a uma clínica de Psicologia, esperando obter o motivo da diferença de aprendizagem de Ishaan, o que qualifica esse diagnóstico como “fechado”; 2) Com o objetivo de visualizar o contexto e história onde essas diferenças eram manifestadas, realizou-se entrevistas com os professores, diretoria, família e a própria criança. Alguns dos dados relevantes encontrados foram: dificuldade para ler e escrever, desobediências aos professores e pais, esquiva de atividades escolares, comportamento cada vez mais introspectivo em casa e na escola e, segundo a criança, as letras e os números dançam” quando ele tenta lê-los; 3) A partir desses dados, foram formuladas algumas hipóteses - dentre elas, a possibilidade de Ishaan ser dislexo - um contrato e plano de trabalho, o qual previa que em n sessões seriam aplicados alguns testes. Entre os testes, foram incluídos o Columbia (CMMS) e o Bender – SPG; 4) O plano de trabalho é, então executado, trazendo à luz da análise vários pontos relevantes sobre Ishaan; 5) Ao analisar os dados coletados, é possível chegar a algumas conclusões. O teste Columbia, o qual investigou o raciocínio geral do menino, apontou ótimos escore bruto e derivados (RPI, Percentil, Estanino e índice de maturidade). Seu índice de maturidade, inclusive, foi superior a crianças de 9 anos, o que demonstra que Hisham não apresenta déficits quanto ao processo de raciocínio. Já quanto ao teste Bender – SPG, foram contados 2 pontos na execução de Ishaan, o que demonstra que sua diferença de aprendizagem não tange a habilidades percepto-motoras. A criança é, inclusive, muito habilidosa com desenhos. Assim, diferentemente do que se ouviu em algumas entrevistas, Ishaan não tem “problemas para raciocinar”, nem “é incapaz de usar ‘bem’ as mãos”. Os outros testes apontaram que, na verdade, a dificuldade de Hisham para com a leitura e escrita reside na compreensão das palavras, bem como sua reprodução, devido à sua dislexia, o que respalda seus relatos e confirma uma das hipóteses tecidas; 6) O relatório do caso de Ishaan foi apresentado à coordenação e à sua família em duas sessões.

Após o exposto, vale fazer uma análise de alguns aspectos presentes no filme tais como: inteligência, métodos tradicionais, papel da família na aprendizagem, relação professor-aluno, dentre outros.

No caso de Ishaan e considerando a teoria das Múltiplas Inteligências, abre-se a possibilidade de que a grande valorização da competência linguística naquele contexto, assim como a falta de informações acerca do que vem a ser a dislexia levou a família do garoto a qualifica-lo como engraçadinho, sem-vergonha e preguiçoso. Compará-lo a seu irmão mais velho que, por sinal, não apresentava diferenças (em relação ao esperado) no que diz respeito as habilidades sintáticas, fonéticas, lexicais e semânticas, levava os pais a concluírem que tinham um filho ‘incapaz’, devendo ser sustentado por toda a vida. Aqui, pode-se observar a crença de que a educação exige esforço próprio. A escola cobrará o esforço e todo fracasso será falta de empenho do aluno.

Enquanto isso, a sensibilidade que o garoto tinha à cor, a forma, a configuração e ao espaço, bem como a facilidade de representar graficamente paisagens e ideias – o que pode ser enquadrado dentro da Inteligência espacial – era deixado de lado. Para Gardner, autor da Teoria das Múltiplas inteligências, tal situação, que envolve um grau de comparação entre inteligências, é tida como um erro, pois cada uma delas deve ser pensada como sendo um sistema próprio dotado de regras próprias.

Como forma de resolver o problema, a família de Ishaan o manda para um internato. Este, por sua vez, centra-se numa abordagem tradicional que considera a capacidade de assimilação da criança idêntica à do adulto, apenas menos desenvolvida. Nesse sentido, o professor é quem transmite o conteúdo como verdade a ser absorvida e, em contrapartida, espera disciplina, atenção e silêncio. A aprendizagem se torna receptiva e mecânica, baseando-se na repetição de exercícios. Não se valoriza a criatividade e a avaliação é feita por meio de interrogatórios, exercícios de casa, provas escritas etc. Caso as notas sejam baixas, não se procura investigar as causas, pelo contrário, recorre-se as diversas formas de punições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (78.7 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com