TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Destruição de Escalas de Mensuração por Meio da Análise Fatorial Exploratória

Por:   •  4/9/2023  •  Resenha  •  960 Palavras (4 Páginas)  •  29 Visualizações

Página 1 de 4

Centro Universitário Unihorizontes (Mestrado em Administração)

Aluno(a): Raquel Leila da Silva Vidal

Professor Dr. Jersone Tasso Moreira Silva

Obra resenhada:

Bido, D. S., Mantovani, D. M. N., & Cohen, E. D. (2017). Destruição de escalas de mensuração por meio da análise fatorial exploratória nas pesquisas da área de produção e operações. Gestão & Produção, 25, 384-397. Doi: https://doi.org/10.1590/0104-530X3391-16

RESENHA

Este artigo tem como principais temas a análise fatorial exploratória, as escalas de mensuração em produção e operações, os métodos e modelos estatísticos, a análise fatorial confirmatória, e os desafios enfrentados pelos pesquisadores ao lidar com escalas de mensuração. E o objetivo deste estudo é identificar a forma como a técnica foi aplicada, bem como apontar os casos em que a teoria foi destruída.

Trata-se sobre a destruição de escalas de mensuração por meio da análise fatorial exploratória nas pesquisas da área de produção e operações. É uma fonte de informação para  aprimorar as habilidades de pesquisa e análise de dados. Apresenta uma análise ampla e crítica das técnicas de estatísticas empregadas em 97 artigos publicados entre os anos de 2010 e 2015 no campo da produção e operações, identificando as tendências e os padrões de uso dessas técnicas, com foco especial na análise fatorial exploratória.

Essas técnicas permitem a identificação de padrões de covariância entre variáveis ​​observadas, permitindo a detecção de redundância, ambiguidade e outros problemas nas escalas de mensuração. O texto também aborda outras técnicas estatísticas utilizadas, como análise de regressão e análise de clusters e apresenta como a análise fatorial exploratória pode auxiliar na identificação de outliers e na avaliação do tamanho adequado da amostra para uma análise estatística.

Os pontos fortes incorporados ao artigo são a abordagem sistemática e a abrangência da revisão realizada. Uma análise detalhada dos artigos selecionados oferece percepções valiosas sobre as tendências de pesquisa na área de produção e operações. No entanto, a seleção específica dos periódicos avaliados e o período de tempo analisado podem limitar a generalização dos resultados. Assim, a ênfase na análise fatorial exploratória pode ter excluído outras técnicas estatísticas igualmente relevantes.

No texto, encontra-se  a indicação de quando o pesquisador deve usar a AFE e AFC e quando não usá-las. Assim, o uso exploratório deve ocorrer quando o pesquisador tem pouco ou nenhum conhecimento sobre a estrutura latente por trás do conjunto de indicadores de pesquisa. Já o uso confirmatório (AFC) é indicado quando a teoria relacionada ao fenômeno já está consolidada. É o caso, por exemplo, de estudos que realizam replicações em escala.

Segundo os autores a análise fatorial exploratória (AFE) é uma técnica estatística que pode ser usada para identificar as relações entre variáveis. Ela pode ser usada para diferentes finalidades, tais como: uso instrumental para obter escores fatoriais ortogonais, que seriam utilizados como entrada de outras análises estatísticas, como a análise de regressão; avaliação da multicolinearidade que pode ser usada para avaliar o problema de multicolinearidade, que ocorre quando duas ou mais variáveis estão altamente correlacionadas; a avaliação da unidimensionalidade  pode ser usada para avaliar a unidimensionalidade de uma escala ou construto, que que é a medida em que todas as variáveis da escala estão relacionadas a um único fator; o método dedutivo de Hinkin que é uma técnica de desenvolvimento de escalas que usa a AFE para identificar os fatores que subjazem a uma escala e o teste de Harman que é um teste estatístico que pode ser usado para avaliar o viés do método, que é a tendência da AFE a identificar fatores que não existem realmente nos dados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (71.7 Kb)   docx (288.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com