TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha O Mito da Democracia Racial

Por:   •  26/5/2023  •  Resenha  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 2

O mito da democracia racial se trata da mera ilusão de que o Brasil não é um país racista, onde há a plena igualdade entre as pessoas, independentemente de raça, cor ou etnia. O Brasil, como nação, se declara a única democracia racial do mundo, mas estamos muito longe disso. É evidente que a estrutura social, cultural e política brasileira é, sobretudo, racista e cruel para a população negra.

A democracia de forma ampla, engloba a igualdade de direitos, igualdade social, igualdade racial, possibilidade de participação política e liberdade garantida para todos. Infelizmente, essa não é a realidade dos brasileiros. O Brasil, ainda enfrenta problemas com relação à exclusão das pessoas socialmente vulneráveis da sociedade.

Em tempos de pandemia, é evidente que o país está avançando para o lado contrário, no que se diz respeito à igualdade social. Muitas pessoas em situações precárias, que não tem acesso à água potável, que não tem acesso à internet ou tecnologias (e consequentemente não tem acesso à educação) e muitas pessoas que nem sequer têm a opção de se isolar, e maior parte delas são negras.

Em virtude da existência de um racismo estrutural, que segrega negros e brancos em classes sociais distintas, que dificulta o acesso da população negra a saúde, segurança, serviços básicos de educação e ao emprego digno, é de suma importância tomar providências de reparação histórica para que a nação seja, verdadeiramente, uma democracia racial.

É necessário, portanto, que medidas sejam tomadas para disponibilizar e facilitar o acesso das pessoas socialmente vulneráveis à serviços básicos. Sendo crucial, a conscientização da sociedade, promulgação de leis e o cumprimento das mesmas, para que a democracia racial seja uma realidade na vida dos brasileiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (32.9 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com