TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Por Uma Semente De Paz

Artigos Científicos: Resenha Por Uma Semente De Paz. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  9.148 Visualizações

Página 1 de 3

Oliveira, Ganymédes José Santos, (1936-1990)

Por uma semente de paz / Ganymédes José: Ilustração Ganymédes José – São Paulo: Ed do Brasil, 1965. (coleção a vida de todos nos)

O livro “Por uma semente de paz” relata a história de uma professora chamada Eliene, que foi convidada para trabalhar em uma escola de periferia, enfrentou muitos conflitos dentro da escola. A obra é composta por 114 páginas e 30 capítulos.

Em um colégio maravilhoso “Rainha do Céu”, a professora Eliene substitui aulas de português, certo dia a Madre Maria chama Eliene e comunica que a professora dona do cargo voltara a ocupa-lo. Eliene fica muito triste, madre a dispensa com tristeza. Eliene fica desempregada e vai a procura de serviço em varias escolas. Um belo dia o vizinho grita dizendo que telefonaram da Escola Floriano de Matos.

A professora morava apenas com a mãe, que a aconselhou não aceitar o empego, pois era muito perigoso. Afinal Floriano de Matos fica em uma periferia de São Paulo, onde frequenta todo tipo de aluno perigoso, mas Eliene leva isso como um desafio e vai tentar algo por lá. Eliene vai ate a escola e aceita as aulas, imediatamente a diretora apresenta uma sala de 8ª série com todos os tipos de problemas no mundo. A primeira impressão não foi a das melhores, afinal era o oposto do que ela era acostumada.

Os alunos são extremamente violentos, a diretora e professores já tinham desistido, os alunos não tem o menos respeito por ninguém, sentam de qualquer maneira. Na sala tem ladrão, dragados, meninas que se prostituem, meninos homossexuais, Eliene precisou de muita força e dedicação para conseguir espalhar paz naquele ambiente.

Com o passar das aulas ela acaba conquistando os alunos, ate que um aluno que era o terror da escola resolve assaltar a professora e o outro aluno entra no meio e leva uma facada no peito. Os alunos começam a se entender com Eliene. Entra o período de férias e com a volta das aulas tudo se transforma, os alunos se tornam outras pessoas. Problemas ainda existem, mas nada que Eliene não consiga resolver. Houve um vandalismo na escola e tacam fogo na diretoria e os alunos se mobilizam para restaurar tudo e fazer uma surpresa para a professora.

O livro nos trás experiências na vida escolar sobre uma realidade muito comum com a convivência de alunos e professores, pois ele mostra o ponto de vista de uma professora dando aula em uma escola com muitas dificuldades.

Há muitas escolas de periferias que tem os mesmos problemas. O medo de uma mãe que não aceita que sua filha trabalhe em uma escola de periferia com medo de que um aluno a mate.

Uma professora que supera as dificuldades e os medos, isso é um fato muito triste, mas é a realidade de que hoje em dia é muito comum de acontecer, fatos marcantes em sala e atentados aos professores. Acho que todos os professores com a mesma situação deveriam seguir o exemplo do livro.

Recomendo esta obra a educadores, pais, jovens, adultos e a todos que desejam encontrar uma semente de paz no mundo.

Ganymédes José Santos de Oliveira nasceu em 15 de maio de 1936 em Casa Branca no interior de São Paulo e morreu em 9 de julho de 1990. Formou-se professor em 1954, atraído pelo convívio com as crianças. Paralelamente ao exercício do magistério, prosseguiu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com