TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do livro 1 Por uma Semente de Paz de Ganymedes José

Por:   •  8/6/2015  •  Resenha  •  1.285 Palavras (6 Páginas)  •  16.798 Visualizações

Página 1 de 6

Resumo do livro Por Uma Semente de Paz

Ganymédes José

Essa história é de uma professora que estava substituindo outra em um colégio religioso e de muito prestígio, era só para crianças ricas.

Seu nome é Liene, ela era pobre, morava com a mãe, e com a volta da outra professora, ficara desempregada, pior que foi em tempos difíceis, inflação, desemprego, o país estava em crise.

Ela procurava emprego, mas não encontrava nada, até que a Madre Maria Fernanda do colégio Rainha do Céu, lhe indicou uma escola, mas era uma escola de periferia, com jovens carentes, de nível econômico baixo e muitos problemas.

Mesmo assim ela decidiu aceitar o trabalho, na escola a diretora lhe colocou a par da situação lá, pais que não ajudam os professores, e que cobram milagres com seus filhos, ela disse que precisaria de nervos de aço e muita disciplina, mesmo um pouco assustada Liene foi a luta, ela daria aulas a noite e a tarde e a sua matéria seria a mais presente.

Quando foi para as turmas da tarde, viu como a realidade era diferente do outro colégio que havia trabalhado, crianças doentes, carentes, mas daria o seu melhor para ajudá-las.

A turma da noite era a pior da escola, alunos debochados, e que se surpreenderam por ela ser nova e bonita, ela sabia que teria vários problemas ali. O pior aluno da turma era Junior, drogado e mal educado, mas acabou sendo expulso. Também houve um roubo na sala, Liene foi firme, deu uma lição a eles sobre honestidade, mas depois da aula estava meio insegura, pensando em desistir, e para piorar arranharam o fusca dela.

Os dias iam passando, ela então começou a ficar mais animada, até que descobriu que alguém havia cortado o pneu de seu fusca, com medo de que talvez fosse Junior o autor disso, foi procurar um médico para saber mais sobre drogas, seu nome era Doutor Marcos Cézar, ele disse que precisava internar imediatamente o rapaz, na hora de ir embora o doutor entregou o seu cartão para Liene e ela lhe deu o seu endereço.

Conforme os dias iam passando sem incidentes, Liene sentia-se bem animada. Em uma noite Doutor Marcos Cézar apareceu em sua casa, saíram para comer uma pizza, conversaram sobre o s jovens, sobre a vida, foi uma ótima noite, sua mãe ficou feliz dizendo que ela iria casar com um médico e etc. mas Liene sabia que era só amizade.

Quanto mais tempo passava mais ela se envolvia com os alunos,

principalmente a oitava série, ela era especial. Apesar de nas provas ele irem bem mal, discutiram até o fato de nas novelas as pessoas falarem errado, infelizmente depois da aula, acabou falando sem querer algo meio preconceituoso com Carlinhos, ela que falava em honestidade havia feito algo justamente ao contrário, pensava Liene.

Decidiu-se a ir pedir desculpas a Carlinhos, ele ficou surpreso e feliz e Liene agora tinha mais um grande amigo na sala, além de Vitor, ela foi até madrinha de Serginho no campeonato de basquete, mas só se ele tirasse notas melhores, e ele aceitou animadíssimo.

        Seu fusca havia estragado algumas peças, passou então a ir de ônibus para a escola, em uma noite alguém a atacou, e Carlinhos veio ajudá-la e acabou sendo esfaqueado, mas depois de alguns dias no hospital ficaria bem.

Liene não desistiria de dar aulas por isso, seus alunos precisavam dela.         Quando foi a escola, ficou sabendo que Simone havia brigado feio com a professora Marili, ultimamente ela estava meio irritada, nervosa, mas devia ter um motivo para isso, chamou Lurdinha amiga de Simone e pediu ajuda para encontrar a casa de Simone, foram de fusca, o lugar era muito triste de se ver, barracos e mais barracos, prestes a cair, encontraram-se com a mãe de Simone, a chamavam de Bia, ela disse que sua filha era respondona e ficava dias fora de casa, não tinha pai, e que não adiantava conversar com Simone que era perda de tempo.

        Liene ficara muito feliz com a vitória de Serginho no time de basquete, mas sua alegria durara pouco, ela precisou ir à delegacia, e descobriu que Junior era quem a tinha atacado com a faca, ele roubava para comprar drogas, ficou muito triste e preocupada.

        Depois do fim de semana, Carlinhos voltou a escola, Liene lhe pediu ajuda para encontrar Simone, e descobriu o que acontecia, ela estava grávida de 4 meses. Ela conseguiu convence-la a voltar para a escola, e lhe disse que iria ajuda-la com a gravidez, Doutor Marcos faria seu pré-natal.

A oitava série melhorara muito, mas ainda faltava algo, e com algumas palavras de sua mãe, teve uma grande ideia, pediu aos alunos que escrevessem uma redação de tudo que lhes viesse a cabeça, eles adoraram, e com essa redação ela conheceu melhor os seus alunos, seus gostos, o que queriam aprender e muito mais. E isso a ajudaria a mudar o estilo da aula para que eles aprendessem melhor.

 Depois veio as férias, que passaram rápidas como o vento, quando Liene voltou a escola ela tinha sido devastada por vândalos, então ela pediu aos alunos que ajudassem na limpeza, e pela primeira vez alunos e professores trabalharam juntos naquela escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (83.7 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com