TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do livro "Os construtores da paz"

Por:   •  3/10/2016  •  Resenha  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  1.457 Visualizações

Página 1 de 2

MALDONADO, Maria Tereza. In: Os Construtores da Paz: Caminhos da prevenção da Violência. São Paulo: Moderna.

Maria Tereza Maldonado nasceu em 1949, no Rio de Janeiro. É formada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, na qual também realizou seu mestrado em Psicologia Clínica. A autora já lecionou na PUC-RJ e também na Universidade Santa Úrsula, mas hoje é membro da American Academy of Family Therapy e da World Association for Infant Mental Health. Além disso, ela participa de ONGs no desenvolvimento de projetos sociais.

Sua obra explana os diversos tipos de violência, mostrando com ela é atual e que coexiste de inúmeras maneiras. A autora introduz o livro diferenciando dois tipos de violência: a sistêmica e estrutural da violência doméstica, sendo a primeira aquela que provém do autoritarismo e das condições de vida adversas, ocasionando a miséria, a moradia precária e outras violações dos direitos humanos; já a segunda é aquela que acontece dentro das casas das famílias brasileiras, podendo ocorrer física e psicologicamente, por meio de um abuso sexual, ou até mesmo por abandono. Sendo assim, Maria Tereza explica como o ser humano chega nesse ponto. Para a autora a violência é fruto de um processo que se inicia com a raiva, podendo levar ao ódio e só então surgem as condutas violentas. Nesse cenário, a terceira parte do livro se encarrega de explicitar as formas de prevenção à violência de três maneiras. A primária, que atua nos focos que dão origem ao problema, para que a violência não venha a acontecer. A secundária, que é aquela que irá minimizar e diminuir a intensidade do problema através de diagnósticos precoces, para que os atos violentos em potencial, não aconteçam. E a terciária, que tenta reduzir as sequelas de problemas que tomaram maiores proporções e que não puderam ser contidos anteriormente.

Dessa forma, a autora inicia o último capítulo do livro, que se resume, basicamente, em um guia para inverter a “cultura do ódio” em “cultura de paz”. Para isso, Maldonado deixa explícito que a “cultura de paz” só é alcançada através de um processo lento e gradual, no qual cada um precisa fazer a sua parte, isto é exemplificado pela “estratégia do beija-flor”. Então, por meio da interação entre sociedade civil e sociedade militar, além de exemplos positivos e interação familiar teríamos uma redução da violência e uma reafirmação das características da paz.

Por conseguinte, a obra apresenta, muitas vezes, a repetição de determinadas ideias, enquanto outras ficam fora da abrangência da autora, entretanto isso não é prejudicial pra o entendimento do livro, pelo contrário, isso reafirma que a violência pode ser retratada em vários âmbitos. Além disso, a obra traz uma linguagem acessível a diversos públicos, já que utiliza-se de imagens e depoimentos reais para retratar os exemplos utilizados pela autora. Este livro mostra que o conceito de violência é muito amplo e que cabe a nós a responsabilidade de estabelecer a paz, para que a convivência entre os seres humanos seja possível e harmoniosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (36.2 Kb)   docx (744.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com