TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do filme Sementes do Nosso Quintal

Por:   •  27/3/2016  •  Resenha  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  4.975 Visualizações

Página 1 de 2

Sementes do Nosso Quintal

O filme mostra o dia-a-dia de uma escola de educação infantil, onde a criança é educada de forma firme, sensível e verdadeira. Tudo acontece dentro de uma escola chamada Te-Arte, localizada em São Paulo, onde as crianças aprendem a questionar a vida em meio ao contato com a natureza e a simplicidade.

Filmado ao longo de 450 horas de trabalho (quatro anos) mostra a rotina de crianças que aprendem a tocar instrumentos musicas, mexer com a terra e jardinagem e também criar animais, tendo contato com a fruta tirada do pé da árvore, hábitos diretamente voltados para a natureza. Todos os brinquedos e materiais escolares existentes na escola são de doações, na Te-Arte não se compra brinquedos.

No filme a fundadora da escola, Therezita Pagani ensina e educar as crianças e também aos pais em reuniões refletindo que os pais devem deixar seus filhos na escola, mas não devem repassar a tarefa de educação familiar e carinho para a escola, pois isso deve vir de casa, do seio familiar. Reflete ainda quanto a postura firme que os pais devem ter diante das crianças, pois os pequenos sentem a insegurança dos pais.

A Te-Arte caracteriza uma escola adversa aos moldes convencionais, pois as crianças hoje em dia, passam o dia dentro de uma sala de aula, sendo que na Te-Arte elas passam o dia em contato com a natureza. Esse método de ensinos serve para questionar a necessidade de levarmos as crianças para conhecer mais dos meios naturais aos quais temos e precisamos para a sobrevivência, a instigar o modo naturista e simples de aprendizagem de forma a valorizar aquilo que temos.

Portanto, a Te-Arte serve para mostrar que essa escola diferenciada é um exemplo de um método de ensino que dá certo, e que pode ser copiado para renovar o modelo atual de ensino.  Onde, natureza, música, conflitos, cultura, saber e educação com aprendizagem pode conviver harmoniosamente em um ambiente com crianças de diferentes faixas etárias em busca do conhecimento de mundo através do questionamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (294.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com