TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha TGA II

Exames: Resenha TGA II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 3

Gestão de Mudança Organizacional

Estudo de Caso do Processo de Mudança na Secretaria de Finanças (SEFIN)

Do Município de Dias D’Ávila-BA

Refere-se a implementação de inovações administrativas e funcionais na referida Secretaria de Finanças com o objetivo de melhorar a arrecadação de impostos municipais tais como IPTU/ISS.

A obra está disposta em mudanças organizacionais, resistências e desafios a mudança, comunicação organizacional, estratégias de mudança, metodologia, apresentação e análise dos resultados.

Podemos dividir o referido trabalho em duas partes interessantes tendo sido na primeira abordada as questões tóricas das mudanças administrativas e na segunda a metodologia e os procedimentos adotados para o referido processo de mudança.

São considerados para tal processo as transformações crescentes pelas quais passam as organizações em função principalmente dos avanços nas áreas científica e tecnológica. Tais transformações modificam equipamentos, processos de trabalho e gestão de pessoas.

Ocorre com as novas tecnologias a necessidade de novos conhecimentos, tanto para execução de operações, quanto na gestão de pessoas o que se traduz na necessidade de uma postura organizacional que considere as pessoas envolvidas no processo.

Foi então adotado, com as devidas resistências, o processo de mudança na Secretaria de Finanças (SEFIN) do município de Dias D’Ávila-BA.

O maior desafio dos gestores no processo de mudança, conforme pesquisa realizada, foi conseguir a participação dos colaboradores. O sucesso da mudança depende diretamente do envolvimento da organização como um todo.

No trabalho apresendatado consideramos o critério teórico apresentado muito apropriado, tendo em vista a parte introdutória, que permite ao leitor ter uma idéia ampla das possibilidades de mudanças, barreiras, desafios, estratégias e resultados.

A abordagem sobre mudanças organizacionais é tema amplo tendo em vista as transformações permanentes a que estão sugeitas. Tais mudanças exigem que administradores estejam sempre comprometidos com as suas organizações .

A metodologia adotada proporcionou levantamento de dados e informações que demonstraram com eficiência os resultados apurados. As informações e os dados comparados através dos gráficos demonstra a evolução do processo o que permite adoção de medidas durante o mesmo.

Além dos órgãos públicos a leitura da referida monografia seria interessante para todas as organizações e para todos os administradores, pois o seu conteúdo é muito dinâmico e atual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com