TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Capítulo II – Liderança focada em desenvolvimento de equipes

Por:   •  13/7/2017  •  Resenha  •  1.166 Palavras (5 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 5

O Livro Gestão de Pessoas: Artigos Reunidos, de autoria da Profa. Monica Terezinha Behnk, focada na organização diferenciada, onde traz discussões sobre a gestão de pessoas e seus desafios, através de artigos cientificos, lançado pela editora Intersaberes, em 8 capítulos.

Falaremos sobre o Capítulo II – Liderança focada em desenvolvimento de equipes que trata como objetivo na compreensão da importância da influência dos líderes para obter equipes competentes para o melhor desenvolvimento das organizações.

Na introdução a autora quis tratar que o líder torna-se uma peça essencial nas corporações que buscam sucesso no desenvolvimento de seus parceiros e de suas equipes de trabalho, em que ele é um condutor de comunicação dos objetivos das organizações e por meios dificuldades e adversidades, e deverá desenvolver um trabalho que influencie as pessoas e o grupo a se desenvolverem e se tornarem produtivos, servem como modelaradores e moderadaores, assim desenvolvendo cada talento, treinando-os para que tonam decisões certas e incetivando para que cada colaborador tenha maior esforço em favor da equipe. Sendo necessário que essas corporações tenham um programa de desenvolvimentos de equipes e líderes, cujo o desafio consiste no processo de integração que preserve as diferenças e potencialize esforços, energia e e competência. Essa figura teria que ter que manter um perfil comeptitivo e descobrir como obter simpatia das pessoas e fazer com que se adaptem a aprender a a mudar conforme as exigências do momento, pois nenhuma equipe nasce.

No tópico Liderança tratam que é a capacidade de influenciar por meios de gestos, comunicação, exemplos e ações, fazendo com que pessoas atinja objetivos e passem a acreditar em alguns conceitos que o líder ensina. Assim administrar empresas e pessoas se tornou um grande desafio em fazer que as pessoas unam esforços e conhecimentos para a realização de uma meta e a figura do líder é a pessoa “escolhida” formalmente ou informal para assumir a direção e coordenação das tarefas que as equipes buscam realizar e assim com seu carisma, consegue influenciar, trazendo segurança e menos incertezas. Alguns estudos sobre liderença indagam que exitem caracteristicas que diferenciam líderes e não líderes, e que só desepenham a função aquele que está qualificado intectualmente e socialmente para esse cargo, que seria uma combinação de traços, especialmente as qualidade pessoais do líder e não sendo possível, desenvolve-lá por meio de técnicas. A população ainda tem esse visão que o líder nasce feito, sendo relacionado á formação dos líderes, na chamada teria do traços. Os colaboradores precisam que os líderes usem sua autoridade e tenhma competência e habilidades como honestidade, compromisso, respeito, humildade, ética, generosidade, bondade, comunicação, atenção, confiança, incetivo, paciência e etc, para se desenvolverem, ajudar a desenvolver a empresar e ter maior competência com as atividades e alcançar suas metas. Informa que a liderança está relacionado a influência social e a psicologia social classifica o poder em seis bases principais como o poder legitímo, a coerção, a recompensa, a referência, o conhecimento e da informação. Assim o líder tem o poder legitímo aos demais membro, bem como o maior nível de influência social, e as formas de poder quando utilizadas de formas adequadas, podem servir como ferramnetas para a melhoria do desenvolvimento e para ajudar pessoas a terem motivações sobre o trabalho e o desempenho indivudual e da equipe. O poder de uma líder que sabe incentivar faz com que a equipe produza com qualidade e atenda ás expectativas dos clientes. Um novo paradigma supõe um ambiente participativo, no qual as pessoas colaborem com experiências e informações, tornando o trabalho um veículo de satisfação e crescimento e o líder precisa incentivar a equipe, mostrando a importância dessas colaboração. Existem estilos de liderança que consitem na maneira que que a pessoa que líderam os demais do grupo que são a lidrença autocratica onde o chefe tem uama tuação mais cnetralizada, a democrática onde ele ouve idéias, aceita e acata as sugestões oferecidas pela quipe, a liberal onde ele estimula e inicia a criatividade do grupo e a situacional onde consiste na habilidade de saber utilizat os estilos de liderença, dependendo da situação. E a escolha do estilo de liderança depende de um série de fatores.

No topico a seguir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (49.4 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com