TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha TGA II

Por:   •  23/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.060 Palavras (5 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 5

PASSOS, Quismara Correa, (A importância da contabilidade no processo de tomada de decisão), Curso de Ciências Contábeis da UFRGS. Rio Grande do Sul.

LUPPI, Lupercio Fugati, MILOCA, Leo Batista, SÉKULA, Jackson Macel, SOUSA, Paulo Daniel de, (A Importância da Contabilidade para Administração). Cascavel, Paraná, 2013

SANTOS, Elisangela Fernandez dos, (A importância da contabilidade como Instrumento de Apoio a Gestão de Micro e Pequenas Empresas). Bahia, 2001.

A IMPORTÂNCIA DA DA CONTABILIDADE PARA A TOMADA DE DECISÃO

João Bosco V. do Nascimento.*

Resumo

        O presente artigo tem por objetivo principal mostrar a importância da contabilidade como modelo científico decisório para a tomada de decisão das corporações. A contabilidade é caracterizada como modelo fundamental no fornecimento de informações para os administradores, ou seja, uma ferramenta imprescindível para administração. Por muito tempo a contabilidade foi vista como uma ferramenta burocrática apenas com vinculo obrigatório da lei para garantir demonstrativos de forma clara e organizada para o poder público, atualmente com mercado atualizado e competitivo, passou a ser vista como canal importante e decisivo na tomada de decisão gerencial e no processo de gestão, planejamento e controle. Assim como a contabilidade o contador passou por mudanças na sua área de atuação tendo papel fundamental de apoio no que diz respeito a disponibilização de dados de forma peculiar geradas pela contabilidade, pois a partir deste material que os gestores, diretores e gerentes dentro da administração terá possibilidade na tomada de decisão.

Palavras-chave: Tomada de decisão. Demonstrativos contábeis. Contabilidade.

*Discente na UAB/IFAL, Curso de Administração Pública, AL.

Apontamento inicial

A ancora deste trabalho é evidenciar a importância da analise contábil, desde os tempos remotos da humanidade e agora ainda mais crescente por consequência da modernização dos equipamentos utilizados, pelos diversos desafios gerados pelas organizações cada vez mais complexas, por exigência das leis fiscais mais rígidas e burocráticas e pela busca de gestão corporativa mais dinâmica e atuante.

A contabilidade como ciência apresentou desde os primórdios, levando em consideração evidências de inteligência humana na organização das contas através de ossos e outros materiais nas grutas e cavernas. O homem já mostra sua necessidade de organizar e contabilizar as suas riquezas quer seja de forma simples mas de maneira eficiente. No entanto a ancora que serviu de ponto para o desenvolvimento da ciência foi através do crescimento da imprensa, em meados 1494 com a impressão e divulgação em série sobre o trabalho do monge Luca Pacioli sobre a partida dobrada. A inquietude cientifica cresceu no campo da contabilidade que fez surgir analise da ciência em diversas áreas, como: na área jurídica, do raciocínio que motiva os direitos e obrigações, ciência controlista, contabilidade gerencial e financeira.

        A contabilidade apresentou-se com muitas mudanças na última década deixou apenas de ser um instrumento de escrituração fiscal e histórica para evidenciar ao poder público e passou a ter parte no direcionamento para a tomada de decisão administrativa das corporações.

Objetivo

        A contabilidade tem por caráter facilitar o planejamento, controle e avaliação de desempenho e tomada de decisão, auxiliando os gestores com o fim de controlar, planejar e demonstrar as possíveis falhas da organização para um melhor gerenciamento, a contabilidade moderna tem papel importante no processo de tomada de decisão, não como a que decide o rumo da empresa, mas como o coletor e relator das informações através dos dados relevantes repassadas aos seus gestores.

        Desta forma destacamos os objetivos em: Garantir através da informação de dados um panorama assertivo para tomada de decisão. Demonstrar através da literatura contábil aplicada os demonstrativos da organização. Gerar de forma simples e clara dentro dos padrões contábil, a melhor forma de avaliar a saúde da financeira da empresa;

Justificativa

        Como ferramenta imprescindível na plataforma corporativa moderna a contabilidade encontra espaço importante no processo decisório administrativo e gerencial, servindo de base elementar através da gestão da informação garantindo uma visão real a respeito do patrimônio das organizações. Não apenas as grandes corporações mas também as empresas de médio e pequeno porte utiliza-se dessa ferramenta, logo se faz necessário um aprofundamento das bases da ciência contábil na gestão da informação.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (83.3 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com