TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TGA II - Teoria Das Relações Humanas

Exames: TGA II - Teoria Das Relações Humanas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  1.813 Palavras (8 Páginas)  •  795 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO

Desafios da Gestão de Organizações

TGA II – Teoria das Relações Humanas

PESQUISA SOBRE O TRABALHO VIRTUAL

MAUÁ

2013

SUMÁRIO

1- Resumo .......................................................................................................... 3

2 - Introdução....................................................................................................... 4

2.1 - Teoria de Mayo..............................................................................................4

2.2 - Estudos em Hawthorne de Elton George Mayo (1880-1949)....................4

3 - ANALISE DAS RESPOSTAS............................................................................7

4 - CONCLUSÃO...............................................................................................................10

5 – Referencias ................................................................................................................11

1- RESUMO

Abordaremos aqui uma reflexão sobre o uso do computador para o trabalho, seus benefícios e a facilidades que esse recurso nos proporciona e como as pessoas interagem com as relações via computador , que publico é esse que tanto se utiliza deste artifício , quem são esses profissionais ? São homens ou mulheres?

PALAVRAS-CHAVE:

Computadores, pessoas, trabalho, teoria...

2 - INTRODUÇÂO

A modernização do recurso na área da informação hoje é muita, e facilita não só o nosso trabalho, como nossos contatos pessoais. Realizamos uma pesquisa para identificar se as relações virtuais compensam ou substituem as pessoais. Nossa pesquisa visa saber quem são essas pessoas e como esse recurso afeta suas relações trabalhistas e pessoais.

Partimos do fato que uma empresa para satisfazer rapidamente suas metas e sua agilidade, precisa entender como seus profissionais lidam com esse sistema, e como acabam levando essa rotina de relação para sua vida pessoal.

2.1 - Teoria de Mayo

Mayo(1927) acreditava na motivação e no trabalho em equipe e via que um homem quando segue essa teoria passa a ser como uma família social que não busca o resultado isolado mais no total, pois acreditava que o isolamento era uma erva daninha que somente tem o objetivo de envenenar o os grupos e não era isso que ele buscava e sim equipes capazes de interagir e ter uma boa comunicação.

2.2 - Os estudos em Hawthorne de Elton George Mayo (1880-1949)

No período entre 1927 e 1932 foram realizadas pesquisas em uma das fábricas da Western Electric Company, localizada em Hawthorne, distrito de Chicago. A Western Eletric era uma companhia norte-americana que fabricava equipamentos para empresas telefônicas. A empresa sempre se caracterizara pela preocupação com o bem estar de seus funcionários, o que lhe proporcionava um clima constantemente sadio de relações industriais. Durante mais de 20 anos não se constatara nenhuma greve ou manifestação. Um diagnostico preliminar nos diria que o moral na companhia era alto e os funcionários confiavam na competência de seus administradores.

A fabrica contava com cerca de 40 mil empregados e as experiências realizadas visavam detectar de que modo fatores ambientais - como a iluminação do ambiente de trabalho- influenciavam a produtividade dos trabalhadores.

As experiências foram realizadas por um comitê constituído por três membros da empresa pesquisada e quatro representantes da Escola de Administração de Empresas de Harvard.

Em 1924, com a colaboração do Conselho Nacional de Pesquisas, iniciara na fábrica de Hawthorne uma série de estudos para determinar uma possível relação entre a intensidade da iluminação do ambiente de trabalho e a eficiência dos trabalhadores, medida pelos níveis de produção alcançados. Esta experiência que se tornaria famosa, foi coordenada por Elton Mayo, e logo se estendeu ao estudo da fadiga, dos acidentes no trabalho, da rotação de pessoal e do efeito das condições físicas de trabalho sobre a produtividade dos empregados.

Entretanto a tentativa foi frustrada, os pesquisadores não conseguiram provar a existência de qualquer relação simples entre a intensidade de iluminação e o ritmo de produção. Reduziu-se a iluminação na sala experimental. Esperava-se uma queda na produção, mas o resultado foi o oposto, a produção na verdade aumentou.

Os pesquisadores verificaram que os resultados da experiência eram prejudicados por variáveis de natureza psicológica. Tentaram eliminar ou neutralizar o fator psicológico, então estranho e impertinente, razão pela qual a experiência prolongou-se até 1932, quando foi suspensa em razão da crise econômica de 1929.

Os estudos básicos efetuados por Mayo e seu grupo tiveram três fases:

• Sala de provas de montagem de Relés

• Programa de Entrevista

• Sala de observações da montagem de terminais

A qualidade de vida no trabalho é o conjunto de ações de uma empresa que envolve diagnósticos e implantação de melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais, dentro e fora do ambiente de trabalho, visando propiciar condições plenas de desenvolvimento humano para e durante o desenvolvimento do trabalho (FRANÇA, 1996).

Likert (1971) é da opinião de que as influências organizacionais tradicionais sobre liderança têm efeitos danosos sobre a produtividade, assim como sobre o moral. Também propõe maior grau de administração co-participante como meio de criar uma situação de apoio, em que os empregados sejam estimulados a adotar, como seus, os objetivos da organização.

Fez importantes observações sobre conflitos de interesse entre os grupos informais de trabalhadores e as regras de trabalho formais. “Esses conflitos desequilibram o sistema de produção”. Follet mostrou que a unidade da sociedade não se encontrava nos indivíduos, mas nos grupos sociais. Mary Parker Follet (1868 - 1933)

A ênfase nas tarefas e na estrutura é substituída pela ênfase nas pessoas. Com a Teoria das Relações Humanas surge uma nova concepção sobre a natureza do homem, o homem social (CHIAVENATO, 1999, p. 157-158).

Na verdade, trata-se de três itens – motivação, comportamento e desempenho – que se apresentam estreitamente ligados. O desempenho é uma manifestação do comportamento humano nas organizações, podendo assim também ser motivado pelo próprio indivíduo (motivos internos) ou pela situação ou ambiente em que ele se encontra (motivos externos) MAXIMIANO, (1995, p. 318).

3- ANALISE DAS RESPOSTAS

.

Nesta pesquisa, entrevistamos vinte pessoas de diferentes profissões, de diversas idades e de ambos os sexos, sendo 10 do sexo masculino e 10 do sexo feminino, cada um trabalhando em uma área, porém todos utilizam o computador intensamente para realizar suas atividades.

Para cada pergunta feita, os respondentes tinham três opções de resposta, capazes de expressar concordância, indiferença e discordância a tais situações.

A seguir, apresentamos os resultados da pesquisa.

Questionário Utilizado:

Olá! Você está participando de uma pesquisa sobre o trabalho virtual. Sua sincera opinião é fundamental para o sucesso deste estudo acadêmico. Muito obrigado!

Preencha com o “X” aquilo que melhor representar sua opinião sobre as seguintes

afirmações:

Afirmações Discordo Nem Concordo nem Discordo Concordo

Dependo totalmente de um computador parar desenvolver meu trabalho. ( ) ( ) ( x )

Sinto-me mais ocupado desde que trabalho com computadores. ( x ) ( ) ( )

As vezes, quando vejo pessoas se divertindo em grupos que não trabalham com computadores tenho inveja deles. ( x ) ( ) ( )

Computadores são melhores do que telefones para comunicação profissional. ( ) ( x ) ( )

As amizades por computador são tão boas quanto às pessoais. ( ) ( ) ( x )

Lamento quando o telefone toca e é um amigo querendo conversar, pois estou ocupado no computador. ( x ) ( ) ( )

As amizades pelo micro são mais comuns do que aquelas feitas pessoalmente. ( x ) ( ) ( )

Como sabemos, o computador vem tomando conta do cotidiano das pessoas não somente no trabalho, mas também nas horas de folga. O uso do computador foi expandido e vem crescendo cada vez mais em nossos dias

Na entrevista podemos observar as respostas abaixo.

Dentre as respostas verificou-se que:

4 entrevistados ficaram entre concordar e discordar

12 entrevistados estão mais perto de discordar

4 entrevistados ficaram próximas de concordar

Destes

Mulher 1,71 – 1,71 – 1,57 – 1,86 – 2,14 – 1,71 – 1,57 – 1,71 – 1,71 – 1,71

Homem 2,00 – 2,29 – 2,14 – 2,29 – 1,57 – 2,43 – 1,29 – 1,57- 2,00 – 2,29

Fica assim visível que as mulheres são as que estão mais próximas a discordar

Enquanto os homens tendem a concordar com as respostas da pesquisa.

A partir deste ponto e possível verificar que as mulheres tendem a preferir as relações mais pessoais enquanto aos homens e praticamente indiferente.

4 - CONCLUSÃO

Hoje em dia o uso do computador tornou – se indispensável em nosso dia-a-dia. Seja no trabalho, na escola ou em casa, ele está presente em diversos lugares que frequentamos em nosso cotidiano.

O uso do computador nos da a possibilidade de ter um contato direto com o mundo. Através do computador com a rede de internet podemos conhecer lugares e pessoas, fazer diversos tipos de pesquisas, ter acesso a noticias que acontecem em nosso país e em todos os lugares do mundo, podemos até fazer compras de diversos produtos sem precisar sair de casa.

O computador vem tomando um espaço muito grande em diversas atividades do ser humano. Por ser uma máquina que consegue armazenar um grande número de informações, fazer cálculos e processar dados, é uma das ferramentas mais importantes e principais utilizadas dentro do ambiente de trabalho em diversos tipos de setores.

Na era tecnológica em que vivemos hoje é uma ferramenta que possibilita uma grande economia de tempo e qualidade para executar muitos tipos de trabalho. A sua rapidez, organização e confiança que ele nos permite ter, facilita a vida de qualquer pessoa seja dentro do trabalho para executar diversos tipos de serviços ou em muitas outras atividades que está dentro da nossa rotina do dia-a-dia.

Referências

Sites.

Professor Cesar A. Olivera. Escola das Relações Humanas. www.professorcezar.adm.br . Disponível em: Site:

http://www.professorcezar.adm.br/Textos/Teoria%20das%20relacoes%20humanas.pdf. Acesso em: 20/09. Ano 2013.

Danilo Mota. Apostila Teoria das Relações Humanas, UNISAM – Apostila II – Fundamentos da administração – Curso Análise de sistemas ,

Site:http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAxy4AL/apostila-teoria-das-relacoes-humanas. Acesso em: 20/09. Ano 2013.

Livros.

Likert, Rensis. Novos padrões de administração. São Paulo, Pioneira, 1971.

MAXIMIANO, Antonio César Amaru. 4. ed. Introdução à Administração. São Paulo: Atlas, 1995.( p. 157-158)

MAXIMIANO, MAXIMIANO, Antonio César Amaru. 4. ed. Introdução à Administração. São Paulo: Atlas, 1995. (p. 318).

...

Baixar como  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »