TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Tempos Modernos

Dissertações: Resenha Tempos Modernos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 3

Filme: Tempos Modernos

CHAPLIN, Charles. Tempos Modernos. Título original: Modern Times. Preto & Branco. Legendado. Duração: 87 min. Warner, 1936.

Os princípios da administração cientifica, são ilustrados através de várias cenas do filme tempos modernos. No início aparece um grande relógio onde mostra o tempo destinado às pessoas para estar nas indústrias, e desenvolver suas atividades, em seguida aparece um bando de ovelhas onde uma se destaca por não estar no padrão das demais, as pessoas na sessão de trem são relacionadas às” ovelhas”, mostrando grande número delas indo para um determinado local, sendo considerado um ser irracional, devido a movimentos repetitivos desenvolvidos na indústria.

A administração científica tinha ênfase nas tarefas visando eliminar o desperdício, ociosidade operária e redução de custos na produção. Com isso havia uma busca em que fizesse a produção aumentar em menos tempo, sem desenvolver prejuízos para empresa, sendo assim foi necessário determinar métodos de trabalho mais adequados e tempo padrão para execução de tarefas.

Os princípios delegados por Taylor são vistos no filme, onde há planejamento de tarefas, a preparação dos trabalhadores para desenvolver funções, o controle e execução com maior enfoque, pois os lucros eram mais importantes para os presidentes.

No filme o ator principal desenvolve a rotina de trabalho de uma grande indústria, na qual desenvolve sua tarefa única “apertar parafusos”, de forma repetitiva e com grande jornada de trabalho, sendo observado por seu supervisor a todo o momento, como o lucro era o mais visado sempre era pedido pelo presidente que a velocidade da máquina fosse aumentada para evitar desperdício e a vadiagem no trabalho, fazendo com que os operários produzissem mais em menos tempo. A divisão de função era clara para cada funcionário e sua execução específica para todos , onde cada um desenvolvia uma determinada função com controle rígido em sua execução , tendo período de descanso curto, para que não houvesse perda na produção , com isso a empresa visava diminuir ainda mais o tempo de almoço.

Devido à enorme jornada de trabalho, repetição, pressão pelo supervisor, pode se comparar o funcionário com uma máquina que esta no local apenas para produção.

Diante a pressão trabalhista o ator principal desenvolve problemas psíquicos, sendo necessário interná-lo para se tratar.

Ao sair do hospital ele se depara com greves, repressão pela polícia, desemprego, dificuldades para mudança de área por causa do fechamento das empresas, sendo confundido com manifestantes vai preso, onde faz com que o operário prefira ficar na cadeia tendo uma vida menos difícil. Porém é liberado, conhece uma moça que para sua sobrevivência comete furtos, ambos se juntam em um desses acontecimentos onde o operário se responsabiliza por um ato impróprio da moça.

Devido aos processos repetitivos Charles Chaplin não consegue desenvolver outras funções simples, pelo fato de estar acomodado em apenas uma atribuição, sempre ao conseguir um novo emprego por mais fácil que fosse a tarefa não era realizada de forma certa, fazendo com que ele o perdesse rapidamente. Isso faz com que ele idealize sua vida de forma em que tudo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com