TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de Cidadania e direitos humanos

Por:   •  6/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Danilo Fernando da Silva

RA: 52290838

Ciências contábeis

 

 

Resenha de cidadania e direitos humanos

Direitos humanos podem ser explicados de uma forma bem simples, são direitos considerados fundamentais a todos os seres humanos, sem quaisquer distinções de sexo, nacionalidade, etnia, cor da pele, faixa etária, classe social, profissão, condição de saúde física e mental, opinião política, religião, nível de instrução e julgamento moral.

A Educação em Direitos Humanos é basicamente a formação de uma cultura de respeito à dignidade humana. Essa formação traz a liberdade, justiça, igualdade, solidariedade, cooperação, tolerância e paz. Formação essa que traz acultura que influencia, cria, compartilha e que pode ser transformando á pratica do dia a dia.

No Brasil á alguns anos atrás mais preciso na época da ditadura era tudo muito difícil, as pessoas eram perseguidas por terem convicções ou por diferentes militâncias políticas, essas pessoas eram não só perseguidas, mas até torturadas e me pergunto onde estavam os direitos humanos?

Parece-nos através da mídia que hoje em dia esses tais direitos humanos só servem para bandidos quanto mais violentos o crime mais parece existir os direitos dos envolvidos no crime chega a ser absurda quanta brecha a lei proporciona a eles.

Deve ser mais aprofundado em nosso país uma forma de se educar para a cidadania para que a democracia acorde para as desigualdades do nosso pais principalmente a sobre a distribuição de renda e a violência que nos rodeia os dias atuais.

É clara a diferença de direitos humanos e direitos de cidadania, na cidadania os direitos não são universais, mas fazem parte de direitos específicos de um determinado estado. Já os direitos humanos são mais amplos e abrangentes.

O que diz respeito à dignidade humana pode chamar de direitos naturais, esses direitos conforme a autora cita os vejo contraditórios a países do ocidente que aceitam a pena de morte nas não aceitam a tortura, outros sabem que a escravidão é crime, mas é uma luta árdua para se evita- lá a dignidade do ser humano acaba sendo prejudicada quando falamos de excluídos do preconceito, racismo, exclusão daqueles mais necessitado, trabalho infantil maus tratos dos idosos etc.

Ao ler o texto de Direitos humanos de Maria Benevides comparo com o livro cidadão de papel que ressalta a importância do cidadão ativo. Com poder de defesa de seus direitos independentemente de seu status.

Este texto eu recomendaria para todos que desejam participar da cidadania como sujeito contribuinte, e não apenas sujeito as leis no cumprir, mas também de direitos, para nós pedagogas que devemos forma indivíduos críticos, pensantes que se posicionam frente aos problemas da vida. Eu recomendo este texto para ser lido e discutido entre membros de uma sociedade democrática e, sobretudo desenvolvidos em termos de cumprimento de justiça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (51 Kb)   docx (455.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com