TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Livro "O menino do pijama listrado"

Por:   •  17/9/2015  •  Bibliografia  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  2.886 Visualizações

Página 1 de 2

O menino do pijama listrado

  O livro “o menino do pijama listrado” do autor John Boyne, conta a história de Bruno, um garotinho alemão de apenas nove anos, filho de um comandante nazista subordinado a Hitler, durante a segunda guerra mundial.

 Bruno era um menino muito inteligente, morava com seu pai, sua mãe e sua irmã em Berlin, em uma casa grande e aconchegante. Quando então recebe a notícia de que iria se mudar para Haja-Vista, pois seu pai avia sido promovido no "trabalho".

 Ao chegar ao novo lar, Bruno sente-se totalmente desconfortável, põe defeitos em tudo e deixa bem claro que não está satisfeito com esta nova condição de vida, no entanto, de nada adianta. Os pais dizem a ele para arrumar um jeito de adaptar-se à nova casa, pois a decisão de morarem ali já tinha sido tomada.

 Quando já estava a ponto de enlouquecer por não ter com quem brincar e nem conversar, Bruno descobre, ao olhar da janela de seu quarto, uma cerca, onde de longe avista várias pessoas com roupas estranhas. Este acontecimento deixa-o extremamente inquieto, fazendo com que ele saia de casa todos os dias para “explorar” o local na intenção de descobrir algo. E em uma destas explorações, ele conhece Shmuel, uma criança judia, com sua mesma idade, que vivia dentro daquele campo de concentração junto a vários outros judeus. Bruno passa então a visitar Shmuel todos os dias, e os dois rapidamente tornam-se amigos. Apesar de viverem em mundos completamente diferentes a amizade que nasceu entre eles era totalmente espontânea e inocente.

Até que em um dia a mãe de Bruno lhe comunica que iriam voltar para a casa de Berlim, e para se despedir do amigo ele decide passar para o outro lado da cerca, e descobre um mundo muito diferente do seu, e por adiante a história se conclui com um final triste, porém surpreendedor. Tudo que fazemos tem que ser muito bem pensado, porque as consequências podem ser desastrosas, às vezes as decisões de um membro da família podem atingir todos os demais e pior, de forma negativa.

A história acontece em uma época que havia muita discriminação contra os judeus, em que muitos inocentes, inclusive crianças pagaram caro pela maldade humana.

E por fim, nos deixa a refletir que mesmo quando o mundo está em guerra à inocência de duas crianças é capaz de criar um laço forte de amizade e companheirismo. Com certeza se mantivéssemos essa inocência muitas guerras poderiam ser evitadas. Afinal, diferenças existem em todo lugar e é preciso aprender a conviver com elas.  

BOYNE, John. O menino do pijama listrado. Editora Schwarcz. São Paulo. 2008.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (71.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com