TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: O Menino do pijama listrado

Por:   •  22/5/2015  •  Resenha  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  794 Visualizações

Página 1 de 3

O filme “O menino de pijama listrado” acontece no ano de 1940, período em que acontecia a “Segunda Guerra Mundial”. O protagonista do Filme chama-se Bruno, um menino de 8 anos e de família alemã mora com seus pais e sua irmã, seu pai é um oficial nazista de grande reputação. Bruno é surpreendido ao chegar da escola com a noticia de que seu pai esta sendo promovido e a família devera sair da bela casa para morarem eu um lugar afastado no campo. Seu pai encara a promoção como uma missão e não conta a família que vai assumir a direção de um campo de concentração.

Quando chega à nova casa, Bruno vê da janela de seu quarto uma “fazenda” e se anima ao pensar que poderá ir até lá para fazer novas amizades pois se sente sozinho e sem ninguém para brincar, mas ao pedir permissão, é negado. Sem a permissão para ir até a fazenda, o menino resolve brincar sozinho e percebe o mal cheiro que vem da chaminé , e ao se levantar para visualizar melhor o que era, acaba caindo , quando acorda percebe que foi socorrido por um dos que ele pensa ser “fazendeiro” e tem um breve dialogo com o mesmo.

Desobedecendo as ordens de seus pais, o menino resolve explorar a parte de trás da sua casa e sai em direção a fazenda, chegando lá ele encontra Shmuel, um menino da mesma idade que ele, surge ali uma possibilidade de um novo amigo, mas Shmuel vive do outro lado da cerca e esta sempre com seu pijama listrado . As visitas de bruno passam a ser diárias e a amizade entre eles só vai aumentando, em uma dessas visitas Bruno questiona o novo amigo sobre os acontecimento, os soldados, o que faz ele usar um “ Pijama Listrado”, e o motivo de não poder sair dali, Shmuel conta que é judeu e Bruno sem reação vai embora para a casa.  Ao questionar sobre os Judeus, ele descobre que supostamente são seus inimigos e que não pode se envolver e nem ter qualquer tipo de contato com eles o que o deixa mais confuso.  Sua mãe descobre que na fazenda é na verdade um campo de concentração e que aquela fumaça e o odor forte se trata do extermínio dos judeus. Angustiada com a situação e vendo seu marido cada vez mais envolvido com algo que ela não gosta, convence o marido a voltar com os filhos para Berlim, mas se surpreende quando Bruno diz que não quer voltar, logo ele que não queria se separar dos antigos amigos.

Bruno então, vai até a cerca para contar para seu amigo que esta indo embora e se depara com Shmuel triste porque seu pai tinha sido levado para trabalhar com outros homens e não havia retornado . Ele decide ajudar o amigo, mas para isso terá que atravessar para o outro lado da cerca, então combina com Shmuel que no dia seguinte bem cedo ele estará lá para procurarem juntos pelo pai do menino Judeu que terá que arrumar um pijama listrado para que possa entrar sem ser percebido. Na manhã seguinte, Bruno vai até a cerca e se encontra com seu amigo que lhe passa as roupas pela cerca e vão para a “fazenda” na tentativa de encontrar o pai do garoto. Os meninos entram por engano no meio de uma turma que estão sendo levados para a câmara de gás e acabam morrendo.

O desfecho do filme é de partir o coração, as atitudes e ingenuidade dão grande ênfase ao horror do nazismo que acabou com a vida de muitas pessoas. O filme é a visão ingênua de uma criança de oito anos em um mundo cruel dos adultos e a amizade entre os dois meninos Bruno e Shmuel mostra um mundo aonde a diversidade e o preconceito sejam por qualquer categoria, passam por cima da esperança e a vontade de viver em paz. O final é chocante, mas mostra a verdade dos fatos daquela época.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com