TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Texto O texto Acadêmico e as Suas Particularidades: Não há elegância sem simplicidade (2019).

Por:   •  28/6/2019  •  Resenha  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 2

BRESSAN, Inês Cardin. O texto acadêmico e as suas particularidades: não há elegância sem simplicidade (2019).

Jéssica Aline  da Silva Ribeiro

O objeto deste fichamento é o texto supracitado, que trata das particularidades do texto acadêmico e está dividido em duas partes. Inicialmente, a autora contextualiza a produção científica e de maneira didática ela escreve o seu objetivo. Fundamentada em Granger (1974), Bakhtin (1997) e Infante (2007) entre outros, ela apontou que os textos estão frequentes em nosso cotidiano e para transpô-lo para a linguagem escrita é necessário estabelecer relações entre as partes, e a essa relação dá-se o nome de coesão.

A pesquisadora aponta ainda que o processo de redação de textos técnico-científicos requer elaboração e planejamento, e se utiliza de Azevedo para orientar os acadêmicos a produção de tais textos: ao comunicar suas ideias busque ser original e simples, desse modo a compreensão do texto será mais eficaz e profícua, a pesquisadora utilizando dos conhecimento de Câmara Jr, diz que a três aspectos a se considerar, como ter adequação no assunto tratado, tendo a gramática adequada e  estabelecendo uma comunicação.

A pesquisadora utilizando dos pensamentos de Gil e Azevedo diz que os principios de uma produção acadêmica deve-se escrever um texto com clareza, coerência, objetivo, contendo uma ordenação lógica , ênfase e correção.

No que se refere a clareza do texto, ela cita que deve-se escrever para ser entendido. Ao Tratar da concisão do texto ela afirma que qualquer texto cientifico precisa dizer o máximo no menor numero possível de palavras. A coerência é essencial, para a compreensão da ideias citadas no texto, uma boa ortografia, e saber onde colocar a pontuação do texto fazem grande diferença. Há uma a necessidade de se ficar atento aos tempos verbais, os pronomes e as grafias especiais de um modo que o texto fique coerente, tendo assim uma consistência.

Deve-se ir direito ao ponto, tendo assim uma contundência, ser original evitar copiar frases feitas, buscar sempre escrever de maneira correta, o escritor deve ser honesto ao assunto, e com as fontes ao leitor. O texto deve apresentar aspectos redacionais científicos, cumprindo tudo o que se pede de um texto desse concluímos que o trabalho foi feito com eficácia.

Ao conhecer o passo a passo e como construir a metodologia de pesquisa cientifica é o mesmo que o texto académico que se dedicou tanto vire algo que outros pesquisadores se inspirem, é como se fosse o pilar para a formação acadêmica, se configurando como grande estimuladora das universidades, na transformação dos seres humanos.

Percebe-se que a pesquisadora do texto durante sua produção citou vários autores, porem ao encerra-lo ela cita apenas alguns nomes, o que acaba fragilizando sua produção, pois cada estudo utilizado deve ser referenciados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com