TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Cap 7 Sociologia Anthoy Giddens

Por:   •  19/9/2016  •  Abstract  •  1.211 Palavras (5 Páginas)  •  902 Visualizações

Página 1 de 5

Comunicação não verbal

Neste primeiro tópico o autor trata de dois comportamentos de CNV. O primeiro é a desatenção cívica. Quando ignoramos alguém que não conhecemos ou alguém que temos pouca intimidade mas cruzamos frequentemente. Como colegas de academia. O segundo item são as expressões faciais. O ponto citado no capitulo se refere ao estudo de Paul Ekman. Ekman fala que existem 6 emoções básicas. Felicidade, tristeza, nojo, surpresa, medo. O pesquisador fez estudos de recém-nascidos até nativos em nova guiné, que não tiveram contato com outras civilizações. O pesquisador descobriu que essas 6 emoções são universais e inatas.

  Outra faceta que o escritor nos explica é que mesmo que o sexo biológico seja inato o comportamento de gênero varia de acordo com os aprendizados de cada um. Citando Judith Butler e Marion Young o comportamento feminino é dito como mais fechado, com movimentos e posturas mais contidas. Tanto nos olhares quanto nos gestos. E o masculino o oposto. Mas segundo essas autoras isso pode mudar de acordo com as experiências individuas e adaptativas sofridas por cada um dos sexos durante seu processo de crescimento/desenvolvimento. E a formação dessa identidade de gênero é também afetada por pessoas importantes para o sujeito em seu círculo afetivo. Logo, todas as identidades são sociais pois são constantemente formadas na interação social. Essas identidades podem ser separadas em primarias e secundarias. A primaria sendo aquela que se formula logo no início da vida, como etnia/raça, gênero, deficiências e limitações. E a secundaria se liga a papeis sociais e status alcançado. Sendo estas duas identidades ligadas ao processo de socialização.

As regras sociais da interação

O primeiro ponto abordado é a etnometodologia. Que segundo o autor se trata dos métodos populares ou leigos para encontrar sentido no que os outros fazem. Tendo seu ponto principal na fala. Pois os nossos diálogos cotidianos não são tão simples como parecem. Em cada pergunta, e em cada resposta é contido um reconhecimento tácito e não obvio sobre as intenções do discurso. Porém essas regras e intenções podem ser desrespeitadas propositalmente. E a isso chamamos de vandalismo interacional, que consiste em desrespeitar propositalmente as regras tácitas de conversação. Essas regras além de aparecerem nos discursos, como respostas evasivas e demoradas também se apresentam na linguagem corporal com gestos fechados. O esse tipo de comportamento se relaciona também com a posição social com que cada parte da conversa ocupa. Quando esse comportamento acontece a pessoa que é sujeitada a ele pode se sentir ameaçada ou desconfortável.

Exclamações de reação

Uma parte fundamental do ser humano e suas relações sociais é demonstrar para os outros que somos competentes nas rotinas diárias da vida cotidiana. As exclamações de reação como o “opa” quando cometemos um pequeno erro servem para dizer que erramos, mas não é sempre que isso acontece. Isso mostra para os outros que estamos presentes dentro do Goffman vai chamar de “atenção controlada”.

Encontros

Interação desconcentrada. Quando as pessoas estão na presença de outras pessoas e mesmo não falando diretamente com elas se comunicam através de gestos faciais e físicos.

Interação concentrada. Quando os indivíduos prestam atenção diretamente as interações dos outros. Goffman se refere a encontros quando a interação é concentrada e tem a desconcentrada como pano de fundo. Esses encontros precisam ter aberturas que descartam a desatenção civil.

Administração da impressão

A impressão que causamos ou queremos causar depende muito do status social que ocupamos. Existem dois tipos. O atribuído, que são aqueles que “vem conosco” como raça/cor gênero, etnia. E o alcançado que faz referência aquilo que conseguimos nos tornar. Podemos ter vários status sociais ao mesmo tempo, chamando isso de conjunto de status. A administração da impressão vai se relacionar a como performatizamos essas papeis medindo nossos gestos para causar as impressões que queremos e são esperadas de nos. Status que tem vantagens sobre os outros a priori em determinadas sociedades são chamados status principal.

A administração das impressões se vincula aos papeis sociais. De acordo com as necessidades de cada momento e os papeis sociais desemprenhados pelo indivíduos, como em exames íntimos, é controlada a administração das impressões a nível que a experiência seja de convívio mais ameno e menos agressivo para ambos os lados.

Espaço pessoal

O espaço pessoa é demarcado por distancias especificas segundo Edwart T Hall. Sendo essa distancia variável conforme a cultura e os papeis performatizados por carda um dos indivíduos. Ocidentalmente o espaço de um pé e meio é o espaço intimo, reservado a pessoas selecionadas. Amantes e familiares. Distancia pessoa de um meio e quadro pés para amigos e conhecidos próximos. Distancia social de quatro a doze pés, para ambientes formais. E distancia publica, mais de doze pés, quando se vai apresenta-se para uma plateia por exemplo. Os gêneros desempenham um papel importante nesse espaço. Geralmente os homens tem mais mobilidade dentro dessas regras, podendo assim aproximar-se mais de mulheres. Sendo este gesto considerado cuidado ou polidez. Já do lado das mulheres isso pode ser visto como flerte ou contato sexual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (71.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com