TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo - Capitulo V E VI Naturezas Mortas

Casos: Resumo - Capitulo V E VI Naturezas Mortas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 4

Subdesenvolvimento Insustentável

Neste capítulo é abordada a relação entre o ecologismo, que contribui para que a natureza fosse respeitada, e a crítica ao crescimento ou desenvolvimento do ser humano.

Sabe-se que o homem não altera apenas os fluxos de matéria e energia, mas também as condições ecológicas que permitem a sustentabilidade desse processo, portanto, estudar a respeito das especificidades das economias subdesenvolvidas e sua relação com a preservação ambiental é extremamente necessário. Acredito que o desenvolvimento da população não pode ser medido apenas o âmbito econômico, mas deve ser considerado o crescimento social onde se observa a educação, a cultura e a saúde das pessoas; ou seja as condições de vida.

O ser humano utiliza a sua criatividade para transformar a natureza segundo suas necessidades, não tendo a capacidade de produzir o processo oposto, ou seja, transformar os bens produzidos novamente nos elementos tais como eram; por isso temos que contribuir para a preservação ambiental através da economia de energia e matérias-primas ou aproveitamento dos resíduos gerados através da reciclagem. É isto que propõe o tecnocentrismo, a utilização racional dos recursos, considerando o futuro nas decisões do presente.

Aprovo o conceito do desenvolvimento sustentável, onde meio ambiente e desenvolvimento andam juntos, atender as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem as suas necessidades. O que adiantaria preservar os minérios, por exemplo, se o povo viver na miséria, sem saúde ou condições de trabalhar?

Apesar das dificuldades técnicas e políticas, o desenvolvimento sustentável aponta os erros do passado quanto às formas de encarar o progresso, o crescimento e o desenvolvimento econômico, devemos ser racionais para que estes não sejam repetidos.

A oposição Norte-Sul e o desenvolvimento sustentável

A crise ambiental é fato notório para toda a comunidade global a partir, sobretudo, do século XX pós Grandes Guerras e Revoluções industriais e tecnológicas.

Diante dessa situação a ONU ( Organização das Nações Unidas) organizou a famosa Conferência de Estocolmo em 1972, em que houve um estudo e uma análise detalhada dessa crise ambiental mundial, seus fatores e possíveis soluções. A iniciativa foi válida, mas somente teve a finalidade de se admitir o problema, entretanto, em termos práticos de gestão administrativa preocupada com a situação foi ineficiente.

Desenvolvimento sustentável que seria o desenvolvimento que satisfaz as necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de alcançar a satisfação de seus próprios interesses.

O ponto de equilíbrio do desenvolvimento sustentável no âmbito mundial somente poderá ser definido pelo Direito Internacional no seu ramo Ambiental. Apesar da conscientização se der primeiramente a nível local para abranger o global se faz necessário que o Direito Internacional tome esse papel para si, através dos tratados internacionais entre os países conscientes ambientalmente.

Apesar de todas as desigualdades socioeconômicas entre países do Norte e do Sul e na conjuntura interna dos mesmos, a crise ambiental e o desenvolvimento sustentável são questões de igual importância, de necessidade e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com