TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo De Artigo

Trabalho Universitário: Resumo De Artigo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 3

O contato entre os usuários das informações contábeis e da auditoria contábil é através da emissão do relatório de auditoria, que faz parte das demonstrações contábeis emitidas pelas companhias abertas brasileiras.

O objetivo do artigo consiste em verificar as informações contidas nos relatórios de auditoria, no que se referem aos conteúdos abordados nos pronunciamentos contábeis. Para isso, foi realizada uma pesquisa, na qual foram coletados relatórios de auditoria das empresas listadas na BMF&BOVESPA.

A função da auditoria é transmitir credibilidade às demonstrações contábeis emitidas pelas companhias, reforçando a adequação dos registros da contabilidade.

Conforme Franco Marra (2009) “... a auditoria completa e valoriza a Contabilidade, pois fiscaliza o controle do objeto comum, - o patrimônio -, confirma a confiabilidade dos meios que ela utiliza – o registro dos fatos e as demonstrações contábeis...”.

O artigo baseia-se nas Normas Brasileiras Técnicas de Auditoria Independente de Informações Contábeis Históricas (NBC TA’s), em vigor através das resoluções emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), a partir de 2009. As normas que influenciam na formação do relatório de auditoria são as NBC TA 700, 705 e 706 que discorrem sobre a responsabilidade, a formação da opinião e a estrutura do relatório de auditoria sobre as demonstrações, sobre os relatórios não modificados, modificados, com parágrafos de ênfases e outros assuntos. O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) descreve seus pronunciamentos com base nas normas emitidas pelo órgão internacional de convergência, Internacional Accounting Standards Board (IASB) para esta pesquisa recorreu-se a 12 CPC’s e duas Interpretações Técnica.

As divisões do relatório de auditoria, seguindo a seguinte disposição: Título; destinatário; parágrafo introdutório; responsabilidade da administração sobre as

demonstrações; responsabilidade do auditor; opinião da auditoria e a assinatura do auditor.

Na pesquisa a abordagem metodológica foi realizada como delimitação da população as empresas listadas na BMF&BOVESPA, no ano de 2012. A pesquisa pode ser definida como de natureza descritiva, com abordagem predominantemente qualitativa através de análise de conteúdo. Nesse estudo o objetivo é descrever os fenômenos ocorridos em relação aos relatórios de auditoria e suas variáveis para a determinação de suas modificações.

Foram coletados 512 relatórios de auditoria das empresas listadas na BMF&BOVESPA, retiraram-se da amostra 168 empresas pelo fato de serem empresas financeiras ou por possuírem dados incompletos para a pesquisa. Dos 344 relatórios de auditoria analisados, observou-se que aproximadamente 7% dos relatórios apresentaram modificações, entre elas, 4 abstenções de opinião e 19 relatórios com ressalva, com uma ou mais menção aos conteúdos dos CPC’s. Apesar de aproximadamente 93% dos relatórios serem limpos ou padrão, boa parte deles apresentaram ênfases e outros assuntos, que não descaracterizam a opinião recebida, apenas certificam informações extras.

Os resultados da pesquisa evidenciam que há correlação dos assuntos dos parágrafos modificados com os assuntos abordados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com