TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Artigo Sobre A Importancia Da Ergonomia

Dissertações: Resumo Do Artigo Sobre A Importancia Da Ergonomia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  1.462 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo do Artigo: A importância da ergonomia nos estudos de tempos e movimentos.

Ergonomia é o estudo do ambiente de trabalho em relação ao trabalhador.O aumento da eficiência nas atividades fez com que a ergonomia chamasse atenção no estudo dos tempos e movimentos, o movimento fico conhecido após Taylor explicar que para melhor rendimento das atividades propostas é necessária identificar a forma mais econômica de executa-las.

Derivada do grego, ergon( trabalho) e nomos (leis e regras), traduz claramente ergonomia como estudo das leis que regem o trabalho abrangendo vários tópicos entre eles: físicos, cognitivo, social, organizacional e ambiental.

O termo ergonomia foi usado pela primeira vez em 19857 por Wotej Yastembowky, ele publicou um artigo baseado nas leis objetivas da natureza intitulado ‘’ Ensaios de ergonomia ou Ciência do trabalho’’

Em 1949, foi criada na Inglaterra a primeira sociedade de ergonomia.

Segundo Barbosa Filho (2011 p. 70) ergonomia trata-se do conforto humano, buscando a promoção da satisfação e produtividade maximizada.

Estudo dos tempos e movimento define-se pelo estudo que visa racionalizar o trabalho e alcançar o melhor rendimento em menor tempo.

A ergonomia no estudo dos tempos e movimentos contribuiu na analise dos postos de trabalho, consequentemente evitando aplicação de métodos inadequados e facilitando a adequação da ergonomia dos trabalhadores.

Nas ultimas duas décadas houveram grandes desafios quanto ao entendimento das coisas que afetam direta ou indiretamente a execução de tarefas pelo homem. A ergonomia assume atualmente um papel de destaque em varias tecnologias inerentes aos meios de produção.

A ergonomia em tempos passados era aplicada exclusivamente nas industrias e se concentrava no âmbito, Homem/Maquina.

Segundo Woitej Yastembowky ergonomia trata-se de uma disciplina com um escopo extenso e de grande magnitude de interesses e aplicações, englobando todos os aspectos da atividade humana.

A partir da revolução industrial é que se percebeu a falta de compatibilidade entre o projeto das maquinas e o ser humano, onde serviu de ponto de partida na importância da segunda guerra mundial.

Segundo Oliveira Nerro Tavares (2006 p.12) a ergonomia é o conjunto de estudos que visam a organização metódica do trabalho em função do fim proposto e das relações entre homem e maquina. Sua aplicação serve também para minimizar os acidentes de trabalho.

Dul e Weerdmeester definem ergonomia com a ciência aplicada ao projeto de maquinas, equipamentos, sistemas e tarefas. Entende-se ergonomia como agrupamento de conhecimento voltado ao homem e necessária para concepção de instrumentos, maquinas e dispositivos que possam ser utilizados de forma confortável, tendo como objetivo principal a segurança e eficiência do trabalhador.

Em um contexto geral ergonomia nada mais é que o estudo que visa identificar a melhor forma de executar uma tarefa sem que o trabalhador sofra nenhum tipo de desconforto.

Falzon(1996) disse que ergonomia esta voltada ao estudo das coisas que não apenas evitem a degradação da saúde mas tambem de condições que favoreçam a contrução de um saúde melhor.

Barnes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com