TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Capitulo 7 - Liderança Duradoura

Exames: Resumo Do Capitulo 7 - Liderança Duradoura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  2.419 Palavras (10 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 10

Capítulo 7 - Administrar a marca.

Oprah Winfrey

“A capacidade de ser eu mesma”

Na presidência da Harpo, Ela comanda um hoje um grande conglomerado midiático, desenhado para promover sua própria marca pessoal. O maior gerador de receitas , o programa The Oprah Winfrey Show, com telespectadores de em mais de 100 países, a revista- O, The Oprah Magazine – com mais de 2 milhões de leitores. Outras empresas produzem filmes e especiais de televisão e conteúdos para seu site, Oprah.com.

Ela reconhece que seu público é atraído pela sua personalidade natural, e não por um produto embalado. Continuamente alimenta o desejo de seu público de conhecê-la discutindo abertamente sobre o abuso sexual que sofreu quando criança, a luta continua contra o excesso de peso.

Estrategista melhor ainda está por ser vista. Reconhecendo que sua identidade é a sua marca, trata de não perder o controle disso. Tem mantido suas empresas em regime de capital fechado. Seu poder decisório está em tudo o que o seu conglomerado realiza.

Os funcionários são obrigados a assinar contratos vitalícios de sigilo.

Diz ela: “Se eu perdesse o controle dos negócios, eu me perderia – ou pelo menos perderia a capacidade de ser eu mesma” , “Ser dona de mim é uma maneira de manter a minha identidade”, “ Não me importo em ser a maior, porque já sou maior do que esperava ser. Meu constante objetivo é ser a melhor.”

Lee Iacocca

Um grande ajuste na Chrysler

Fez de tudo que pôde para consertar o desastre financeiro na Chrisler.

Depois de demitir 33 vice-presidentes, montou nova equipe administrativa, convenceu os sindicato do trabalhadores a aceitar a redução do valor da hora de trabalho, se submeteu a duros interrogatórios no Congresso antes de receber garantias oficiais de empréstimos.

Ele acredita que liderança em negócios se resume em dois pontos: contratar pessoas competentes e estabelecer prioridade. E cada dia exigia decisões radicais.

Na Chrysler “Mesmo aquelas pessoas situadas no topo da pirâmide hierárquica não gostam de correr grandes riscos, querem a certeza antes de tomar uma decisão. Às vezes, porem, a decisão é um ato de fé. É preciso fazer alguma coisa que ninguém sabe o que é.”

“Tudo fica diferente quando se consegue fazer uma equipe aceitar a ideia de que estão todos juntos num salto de paraquedas.”

Foi aos fornecedores e pediu um alongamento dos prazos. Alguns recusaram, causando o fechamento de algumas fabricas. Outros fornecedores maiores concordaram.

Finalmente, a economia dos EUA e a Chrysler deram sinais de recuperação. Com grande alarde publicitário, quitou o empréstimo governamental antes do prazo.

Iacocca se transformara em herói popular. Seus comerciais para Chrysler instigaram os consumidores a testar a marca, fizeram dele uma celebridade instantânea.

“Gostar do que se faz não é o suficiente, é preciso amar.”

Richard Branson

Escolher entre musica e viagens aéreas

A Virgin Music, uma marca moderna e de sucesso, e a Virgin Atlantic, a problemática empresa de voos internacionais. Teria que escolher entre uma ou a outra.

Com cerca de 200 empresas privadas unidas por meio de uma teia de parcerias e de garantias colaterais, complexas e orientadas para escapar a impostos. Branson chegara a condição de bilionário usando um negocio para financiar o outro e construir o próximo empreendimento. Roupas, trens, cartões de credito, refrigerantes, esse portfólio aparentemente eclético era sustentado pela marca Virgin e promovido pela própria personalidade de Branson e sua inclinação por publicidade. Manteve o controle financeiro, permitindo-se a liberdade de comprar e vender empresas de acordo com o animo do dia. “Sempre levei minha vida prosperando com oportunismo e aventura.”

Abandonou a escola para fundar uma revista para jovens. Desde o começo, tirou partido da paixão pela musica da geração pós-guerra. Percebendo que as lojas na Gra-Bretanha não vendiam discos com descontos, decidiu estabelecer uma distribuidora de discos por reembolso postal.

A empresa de reembolso postal cresceu e se transformou em uma rede de varejo, ainda que precisasse fazer constantes arranjos financeiros a fim de manter os dois negócios funcionando. Em 1971, ele foi preso em função de um esquema de evasão de impostos e concordou em pagar multas para evitar julgamento.

Duas décadas seguintes trabalha obsessivamente para construir um negocio de musica de amplo espectro.

Depois de sofrer prejuízo de um milhão de libras em 1980, os gerentes da Virgin argumentaram que a empresa precisava conter as despesas.

Branson tomou o caminho totalmente oposto. “Eu achava que a menos que fizéssemos algo dramático, o que queria dizer gastar dinheiro, nunca conseguiríamos sair da crise”.

Em 1992, Branson tinha duas opções: ou fechar a empresa aérea ou vender a gravadora.

“Vender a Virgin Music iria salvar a empresa aérea e deixaria duas empresas fortes. Com o dinheiro dessa venda, ele abriu empresas aéreas de tarifas econômicas na Europa e na Austrália.

Capitulo 8 – Pessoas que aprendem rapidamente.

Willam Henry Gates

Manter distancia dos entes regulamentadores (em ambos os lados do Atlântico)

Reclamações contra os movimentos monopolistas da Microsoft são ouvidas há mais de uma década. Com apenas 17 anos de existência formal, ter crescido com demasiada rapidez. Hoje, o sistema operacional Windows, esta instalado em mais de 95% dos computadores pessoais existente no mundo. A Microsoft não faz apenas sistemas operacionais, produz aplicativos e disputa fatias de mercado com outras empresas de software. Isto está no centro das preocupações dos reguladores. Bill Gates e a Microsoft recorrem a um modelo de apenas dois componentes: comprar ou destruir o concorrente. Tanto um quanto o outro seriam práticas monopolistas.

Um exemplo da opção “comprar” de Bill Gates: Em 1994, tentou assumir o controle da concorrente Intuit, mediante um takeover. Os fiscais regulamentadores logo intervieram – o Departamento de Justiça

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com