TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Filme A Guerra Do Fogo

Monografias: Resumo Do Filme A Guerra Do Fogo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  885 Visualizações

Página 1 de 2

A guerra do fogo é um trabalho fiel às teorias antropológicas. Nele é possível acompanhar a evolução cultural e anatômica pelos quais passaram os hominídeos; através da existência de grupos que viviam separados e que detinham certo grau de desenvolvimento diferenciado dos demais, uma vez que sabiam como obter o fogo, a fabricar instrumentos de defesa e caça utilização de cerâmicas e construção de casas.

A evolução da espécie Homo, segundo os estudos de Edgar Morin (1979), se deu quando houve uma alteração de comportamento; locomoção bípede e a verticalização de sua postura. Baseado nessa teoria pode-se compreender a necessidade que os primatas tinham em manipular os objetos do entorno e como foi decisivo ter as mãos livres. No filme, muito bem detalhado pode-se notar que o primata aprendeu a manipular o fogo ao friccionar a madeira, a fabricar instrumentos de pedra e ao se relacionar com a mulher de uma tribo mais evoluída, adquiriu novoscomportamentos com posições diferentes de acasalamento e com ela aprendeu também a pintar a pele.

O trio, grupo principal da trama, aprendeu a se expressar em situações cômicas com a mulher que mostrava um caráter biológico mais desenvolvido que os demais. Ela ao perceber que o homem que conhecera, estava com o órgão genital ferido. Com o conhecimento de plantas medicinais, utilizou a beneficio do enfermo. Revelando assim, sua superioridade cultural. Os primatas viviam em um ambiente hostil, onde o conhecimento dava aos que possuíam maiores chances de sobrevivência. A capacidade de observação da natureza, dos fenômenos naturais foram um dos meios ao progresso científico e tecnológico que atualmente estamos. De acordo com Gould (1977), a condição humana se dá pela composição da massa encefálica, modificada no decorrer dos anos em conjunto com os demais órgãos é a capacidade de se expressar, formular questões lógicas e o desenvolvimento dos sentimentos que nos distanciamos dos demais animais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com