TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Dos Objetivos Da Ergonomia

Monografias: Resumo Dos Objetivos Da Ergonomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/12/2014  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 2

OBJETIVOS DA ERGONOMIA

A principal importância dos engenheiros de segurança é desenvolver atividades relativas á área que inclui prevenir riscos a saúde do trabalhador e atualmente melhorar a vida do trabalhador e um dos processos dessa melhora encontra-se a ergonomia. A ergonomia evita a degradação da saúde do trabalhador e favorece na melhoria física, psíquica da saúde desse trabalhador.

O engenheiro de segurança tem um papel antecipativo e muito importante aos problemas associados à ergonomia, não se deve esperar o problema acontecer para fazer as análises devidas e sim reunir grupos de reflexões com participação de outros setores para envolver e coletar informações dos trabalhadores que estão efetivamente inseridos no ambiente antecipando-se aos futuros problemas é importante que os projetos de novos equipamentos serem validados pelo engenheiro(s) de segurança para evitar instalações com problemas ergonômicos, já os fabricantes têm que se adaptar aos novos ambientes de trabalhos buscando a melhoria continua dos processos ergonômicos dos seus clientes.

Além disso, a experiência é muito importante para um processo produtivo, as opiniões são baseadas em alta repetibilidade e baixa variabilidade e isso gera valores para o processo, porém a experiência traz problemas como a autoconfiança, aversão ao novo, dificuldade de aprendizado e isso dificulta o desenvolvimento de novas tecnologias que favorecem o estudo da ergonomia no ambiente de trabalho.

Portanto devemos entender que as práticas de intervenção tem que ser acompanhadas de uma estrutura de reflexão, visando tornar explícito os processos de decisão e selecionar as situações encontradas. Estas atividades de reflexão não podem ser exercidas unicamente após as ações: elas transformam a prática delas mesmas. Ou seja, devemos considerar todas opiniões e encontrar uma solução em comum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com