TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Dos PCN'S

Casos: Resumo Dos PCN'S. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/6/2014  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 2

Papel dos Parâmetros Curriculares Nacionais no Ensino da Matemática.

A matemática comporta um amplo campo de relações, regularidades e coerências que despertam a curiosidade e instigam a capacidade de generalizar, projetar, prever e abstrair, favorecendo a estruturação do pensamento e o desenvolvimento do raciocínio lógico.

É importante que a matemática desempenhe equilibrada e indissociavelmente seu papel na formação de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento, na agilização do raciocínio dedutivo do aluno, na sua aplicação a problemas, situações da vida cotidiana e atividades do mundo do trabalho e no apoio à construção de conhecimentos em outras áreas curriculares.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais para a área de matemática estão pautados por princípios decorrentes de estudos, pesquisas, praticas e debates desenvolvidos:

• A matemática é componente importante na construção da cidadania, na medida em que a sociedade se utiliza;

• A matemática precisa estar ao alcance de todos e a democratização do seu ensino deve ser meta prioritária do trabalho docente;

• A atividade matemática escolar não é “olhar para coisas prontas e definidas”, mas a construção e a apropriação de um conhecimento pelo aluno;

• No ensino da matemática, destacam-se dois aspectos básicos: um consiste em relacionar observações do mundo relacionar observações do mundo real com representações; outro consiste em relacionar essas representações com princípios e conceitos matemáticos.

• A aprendizagem em matemática está ligada à compreensão, isto é, à apreensão do significado; apreender o significado de um objeto ou acontecimento pressupõe vê-lo em suas relações com outros objetos e acontecimentos. O significado da matemática para o aluno resulta das conexões que ele estabelece entre ela e as demais disciplinas, entre ela e seu cotidiano e das conexões que ele estabelece entre os diferentes temas matemáticos.

• A seleção e organização de conteúdos não deve ter como critério único a lógica interna da matemática. Deve-se levar em conta sua relevância social e a contribuição para o desenvolvimento intelectual do aluno.

• O conhecimento matemático deve ser apresentado aos alunos como historicamente construído e em permanente evolução. O contexto histórico possibilita ver a matemática em sua prática filosófica, científica e social e contribui para a compreensão do lugar que ela tem no mundo.

• Recursos didáticos como jogos, livros, vídeos, calculadoras, computadores e outros materiais têm um papel importante no processo de ensino e aprendizagem.

• A avaliação é parte do processo de ensino e aprendizagem. Ela incide sobe uma grande variedade de aspectos relativos ao desempenho dos alunos, como aquisição de conceitos, domínio de procedimentos e desenvolvimento de atitudes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com