TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Escritores Da Liberdade

Dissertações: Resumo Escritores Da Liberdade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  948 Visualizações

Página 1 de 2

Síntese do filme: “Escritores da Liberdade”

A aprendizagem é a forma como os seres humanos adquirem novos conhecimentos. E o filme “Escritores da liberdade”, mostra claramente as dificuldades de aproximação e credibilidade da escola para com os alunos. No filme, a professora Erin Gruwell assume uma turma de alunos problemáticos, de uma escola que não aposta nem procura meios de tentar resgatar a esperança dos alunos.

No início a relação da professora com os educandos é bem difícil. São vários os fatores que influenciam essa falta de aproximação, como, a cor (branca) da pele da professora, as drogas, a violências sofridas em casa, e os traumas individuais de cada um. A srtª. Erin mesmo sem o apoio da direção e dos demais professores acreditava que podia mudar aquela situação. Ela criou um projeto de leitura e escrita, que começa com o livro “O diário de Anne Frank”, com o qual os alunos poderiam registrar em seus cadernos o que queriam de suas vidas, suas emoções, e seus desejos. Erin mesmo com tanta dificuldade, e dificuldades essas encontrada na própria instituição escolar buscou conhecer melhor a vida pessoal dos seus alunos, despertando neles a confiança. A motivação e a emoção foram os fatores primordiais para que pudesse haver a aprendizagem naquela turma. Com a motivação a professora conseguiu o que nenhum outro havia conseguido fazer com que os alunos tivessem atitudes, se empenhassem, buscassem aprender o melhor com o objetivo de que seus alunos percebessem a necessidade de tolerância entre si visto que, inúmeras barbáries aconteceram e acontece mundo a fora, e que a mudança de suas vidas, dependiam exclusivamente de suas atitudes.••.

Erin conseguiu mostrar aos alunos que os impedimentos e situações de exclusão e preconceito podem afetar a todos independente da cor, religião, origem étnica, etc. A motivação no processo de aprendizagem daqueles alunos foi o ponto de partida para que suas vidas tomassem outros caminhos.

A escola é um espaço que promove a socialização das gerações mais jovens com os valores, crenças e gostos da sociedade em que estão inseridos. Dentro da realidade brasileira encontrada hoje, encontram-se grandes jovens e adolescentes com potenciais, porém muitas das vezes, a falta de motivação, interesse, atrapalha o desenvolvimento estudantil escolar. Os professores que se dispõem a conhecer seus alunos, valorizá-los e, acima de tudo, respeitá-los através de suas ações, serão importantes referenciais positivos na descoberta da identidade de cada estudante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com