TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Filme Ford O Homem e a Maquina

Por:   •  25/2/2021  •  Resenha  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  1.587 Visualizações

Página 1 de 2

Ford – O homem e a maquina

Filme de 1987 retrata a vida de Henry Ford, um homem que revolucionou o método de produção de automóveis, com seu modelo de divisão do trabalho. Ainda criança, teve seu primeiro contato com uma máquina a vapor e a partir daí, passou a estudá-las com muita determinação.

Na minha opinião Henry Ford foi um ótimo gestor, mesmo cometendo alguns erros. Ford era encantado por equipamentos mecânicos e tinha grande habilidade em consertar e melhora qualquer máquina, naquela época os carros eram bem caros, apenas a classe alta tinha condição de comprar, mas Henry queria que todos tivessem a chance de comprar um, ele sabia que a única forma de fazer com que isso acontecesse era produzir uma grande quantidade de carros, mas com baixo custo. Ele então criou as linhas de montagens, diminuindo o tempo de montagem dos carros e possibilitando a diminuição dos custos no processo de fabricação. Com isso, a produção dos automóveis acontecia de forma rápida e sempre igual, garantindo uma produção em alto escala e aumentando com isso, a lucratividade. Esta forma de pensar revolucionou a indústria automobilística e até hoje é empregada, com variações.

Henry Ford não era o tipo de empresário que focava somente no lucro de suas empresas. Ele tinha uma grande preocupação com o social e buscava oferecer uma maior qualidade de vida aos seus funcionários e as comunidades ao redor de sua fábrica. Ford observou que com a linha de montagem, seus funcionários estavam chegando a níveis de cansaço muito alto, então teve mais uma ideia, que era diminuir a carga horaria dos funcionários e aumentar o salário, com os preços dos carros diminuindo por causa das melhorias no processo de fabricação e seus funcionários com mais dinheiro e tempo para gastar, criou uma nova classe de consumidores e aumentou ainda mais os seus lucros.

Seu estilo de administração era o lado negativo de sua personalidade inovadora, e levou ao caos a hierarquia da gerência. Ford não aceitava bem as críticas especialmente às feitas ao modelo T. Os seus melhores engenheiros sugeriam mudanças, eram ignorados e alguns até demitidos.

Henry Ford abraçou ousadamente a ideia de administração cientifica, inovando nesse processo a indústria automotiva e a nossa sociedade.

Muitas das práticas administrativas de Ford eram conservadoras ou não respondiam às mudanças dos tempos, e o seu domínio sobre o mercado automobilístico foi-lhe pouco a pouco arrancado por empresas com teorias e práticas administrativas mais avançadas.

Na minha opinião Henry Ford foi um ótimo gestor, mesmo cometendo alguns erros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (29.8 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com