TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Filme Ford, O Homem E A Maquina

Monografias: Resenha Do Filme Ford, O Homem E A Maquina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  2.325 Palavras (10 Páginas)  •  995 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE DO ESTADODE SANTA CATARNA

AREA DAS CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS

CURSO DE CIENCIAS CONTABEIS

EDER LUIZ PELLIZZER

TITULO

Xanxerê

2010

EDER LUIZ PELLIZZER

TITULO

Trabalho da disciplina metodologia cientifica Curso de ciências contábeis,Área das ciências sociais e aplicadas, Universidade do oeste de Santa Catarina,Campus de xanxere.

Professor. Marcelus

Xanxerê

2010

RESUMO

.

SUMARIO

1.INTRODUÇAO.

A mix energia no Brasil difere das de outros países principalmente no que diz respeito ao carvão, energia nuclear, hidroelétrica e biomassa.

O Brasil se destaca entre os países do mundo no uso intenso de energia hidroelétrica.

No entanto a principal diferença entre o Brasil e o resto de países, está na importância da biomassa.

Esta fonte representa três vezes a média mundial e seis vezes o consumo de biomassa dos países da OCDE, como uma parte do total.

É importante destacar que, o Brasil é um país em desenvolvimento, que sofre escassez de fundos públicos e os subsídios à utilização de novas tecnologias.

2 FONTES DE ENERGIA NO BRASIL

No mundo atual a energia se transformou em um insumo importantíssimo e caro para as atividades econômicas. Mesmo na agricultura não é mais possível se pensar apenas no uso da força animal para a realização de um trabalho. Nos setores industriais, de comércio e serviços a energia é fundamental.

A busca e o aprimoramento de novas fontes de energia exigem investimentos elevados e o desenvolvimento de novas tecnologias. Além disso, a questão ambiental também pressiona pelo uso de fontes energéticas renováveis e limpas. Nessa aula vamos fazer um breve balanço da questão energética no Brasil, sem deixarmos de lado uma apresentação e comparação da nossa realidade com o restante do planeta.

Energia primaria-são aquelas fontes obtidas diretamente da natureza como o petróleo, o gás natural, carvão mineral, energia hidráulica e lenha, entre outras.

Energia secundaria-aquela que e convertida das fontes primarias por diversos processos como óleo diesel, gasolina, coque de carvão mineral, eletricidade e outros.

2.1 CONSUMO DE ENERGIA DO MUNDO EM PORCENTAGEM

Petróleo 35,7%

Carvão mineral 23,3%

Gás natural 20,3%

Renováveis 11,2%

Nuclear 6,7%

Água 2,3%

Alternativas 0,4%

Podemos observar que o mundo, a despeito do comprometimento do meio ambiente, continua a utilizar especialmente os combustíveis fosseis como fonte energética. Assim, podemos entender a grande preocupação de vários paises com relação a produção de petróleo e gás e o interesse sobre os conflitos que afetam as áreas produtoras e rotas de transporte.

Aumentam as pressões dos ambientalistas para a redução do uso dos combustíveis fosseis, diretamente responsáveis pelas chuvas acidas e pelo efeito estufa, alem de comprometerem a atmosfera durante uma inversão térmica.

Os combustíveis fosseis são fontes de energia não renováveis mas o esgotamento das reservas já conhecidas e prováveis ainda devem demorar, mesmo considerando as crescentes necessidades mundiais por energia. No inicio dos anos 70 expeculava-se a possibilidade do esgotamento das jazidas de petróleo ate a virada do milênio. Atualmente discute-se a possibilidade de ainda existir reservas exploráveis por pelo menos meio século ou mais. Assim podemos entender que, antes de ocorrer o esgotamento final das jazidas de petróleo, gás natural e carvão e possível que já tenhamos substituídos essas fontes energéticas por outras mais limpas devido às pressões ambientais. Seguramente os ecossistemas do planeta e o meio ambiente não resistirão por todo esse período com a perspectiva de aumentar a queima dos combustíveis fosseis. Pelo bem da humanidade e do planeta terra precisamos trabalhar para tornar viáveis novas alternativas de energias renováveis.

2.1.1CONSUMO DE ENERGIA NO BRASIL – POR FONTE

Eletricidade 39,0%

Derivados de petróleo 35,3 %

Bagaço de cana 7,4%

Lenha 5,7%

Álcool etílico 3,1%

Outras 9,5%

2.2 A MATRIZ ENERGETICA

A matriz energética de um determinado pais, estado, região, ou qualquer contesto local, em suas perspectivas de evolução ao longo do tempo, é um instrumento fundamental para a execução de um planejamento energético adequado. A diferença entre a matriz e o balanço energético no Brasil. O balanço energético, e apresentado anualmente pelo Ministro de Minas e Energia, configura a própria matriz energética do Brasil, porem voltada ao passado. O que se busca no momento, é construir a matriz para o futuro. Isso tem causado uma certa confusão entre balanço e Matriz, como no resto do mundo.

Ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com