TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Filme THI MAI e Direito Internacional Privado

Por:   •  20/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  719 Visualizações

Página 1 de 2

Discente: Anna Elizabete Teixeira Braz de Morais         Matrícula: UC14200544

Docente: Clarissa Teixeira                                              Turma: GP316N1201

Disciplina: Direito Internacional Privado

A3

FILME: THI MAI - RUMO AO VIETNÃ

O filme retrata a história de uma senhora espanhola (Cármen) que acaba de perder a filha (Maria) que morava em Madrid.    

Ao viajar para Madrid para desocupar o apartamento da falecida filha, Cármen descobre que Maria estava prestes a adotar uma criança Vietnamita (Thi Mai, que dá título ao filme), com toda a documentação aprovada, restando apenas que Maria fosse ao Vietnam finalizar a adoção e buscar Thi Mai.

Ao descobrir sobre a adoção, Cármen, a contragosto do marido, resolve viajar para o Vietnam com suas duas amigas Elvira (que acaba de ser aposentada ao completar pouco mais de 40 anos de idade e procura um novo rumo na vida) e Rosa (dona de casa entediada) para dar seguimento à adoção de Thi Mai e, assim, realizar o último desejo da filha.

Chegando ao Vietnam, Cármen conhece um espanhol (Andrés) que acabara de ser dispensado por seu namorado. Em seguida, Cármen descobre que não será possível concretizar a adoção de Thi Mai, pois o processo é demasiado burocrático, porém, não desiste de sua empreitada.

Após causarem diversas confusões no país asiático, Cármen, suas amigas e Andrés, estão prestes a serem expulsos do país asiático por tentativa de subornar um ministro para que este facilitasse a adoção de Thi Mai, quando descobrem uma maneira de burlar o sistema de adoção do país: Andrés se passa pelo marido da falecida Maria.

Assim, Cármen consegue convencer o responsável (Dan) a autorizar a adoção de Thi Mai, que vai com a então avó para a Espanha.

O referido filme se relaciona com o Direito Internacional Privado no que tange à adoção de Thi Mai, pois trata-se de adoção internacional (com adotante espanhola e adotada vietnamita).

Thi Mai, apesar de ser um filme do gênero comédia, retrata de forma bastante realista o processo de adoção internacional, principalmente ao demonstrar que o processo é burocrático e minucioso. Prova disso é que a protagonista, Cármen, não consegue completar a adoção por si só, mesmo sendo a mãe da falecida adotante (Maria) e mesmo sendo de um país mais abastado e família que terá condições de manter a criança.

Portanto, o presente filme aborda de maneira leve e descontraída, essa temática complexa que é a adoção internacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (88.7 Kb)   docx (59.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com