TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Livro O Homem Que Mudou O Jogo

Casos: Resumo Livro O Homem Que Mudou O Jogo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  1.282 Palavras (6 Páginas)  •  2.110 Visualizações

Página 1 de 6

Resumo Filme O Homem que Mudou o Jogo

O Planejamento Coorporativo é uma ferramenta indispensável para o estabelecimento de uma Administração voltada para resultados.

No filme, quando o gerente (Bili) negocia com o diretor do clube ele deixa bem claro que o objetivo dele é vencer, ou seja, obter o resultado positivo. O mesmo negocia os jogadores de acordo com os recursos disponíveis, baseada nas informações obtidas pelas análises estatísticas, vai vendendo ou trocando os jogadores. Troca os jogadores mais “estrelas” pelos mais simples e de menor preço. A escolha dos jogares que são vendidos ou trocados é baseada nas análises matemática realizada pelo gerente auxiliar.

Para que seja eficaz, o Planejamento Corporativo lida com duas dimensões importantes:

1 - Análise do ambiente externo (variáveis políticas, legais, econômicas, tecnológicas, demográficas e sócio-culturais, fornecedores, concorrência e clientes-Alvo) para identificar oportunidades e ameaças para empresa; No filme esse assunto, melhor exemplificado, quando o gerente avalia os jogadores disponíveis no mercado e avalia os seus recursos financeiros para tomar as decisões que em vai obter os jogadores necessários gastando pouco. Adquiri os jogadores com menor valor financeiro, pois durante a negociação ele foca nos pontos fracos desvalorizando-os e assim adquirindo com menor custo. Outras vezes faz negociações em que tira o interesse dos clubes outros no jogador que deseja.

2 - Análise do ambiente interno (colaboradores/pessoas, organização dos processos de trabalho, infra-estruturaia, etc.) para identificar pontos fracos e fortes da empresa. Essa abordagem é exemplificada no filme quando ele (gerente Bili) se reúne com os outros conselheiros do time para identificar os problemas e tentar resolver. Mas foi com o gerente auxiliar que passou analisar cada jogador, avaliando os pontos fortes e fracos de cada um, ajudando a melhorar. Com isso o time vai conseguindo as vitórias.

O Planejamento Corporativo configura-se, como uma ferramenta indispensável para o Administrador que deseja alcançar uma posição competitiva vantajosa no mercado.

Benefícios deste serviço para empresa:

• Alinhamento de todas as áreas da empresa aos objetivos corporativos: quando reúne todos os jogadores e funcionários expondo as estratégias para obter sucesso

• Transformação de ações desordenadas em ações estratégicas orientadas pelas oportunidades de mercado: quando ele adquire jogadores que já estão praticamente fora do mercador e transforma em vencedores no time.

• Estabelecimento de uma Administração Estratégica orientada para o mercado: no caso vitórias nos jogos.

• Utilização racional e estratégica dos recursos humanos, materiais e financeiros da empresa em prol do alcance dos objetivos corporativos: quando com pouco recurso financeiro vai adquirindo e trocando os jogadores, com base em análises estatísticas e negociações que desvalorizem o preço desses jogadores.

Liderança. É uma forma de poder, intimamente relacionada à forma “referencial”, pois envolve a habilidade, baseada nas qualidades pessoais do líder, para incentivar a concordância voluntária dos seguidores em ampla variedade de assuntos.

Liderança é diferente de Administração, enquanto a liderança está fundamentada na influência dos comportamentos, a administração é uma somatória de técnicas baseadas no raciocínio lógico (planejamento, organização, controle, etc).

Liderança na empresa

Para liderar dentro de uma organização é necessário utilizar o poder (habilidade de controlar) e a autoridade (direito formal de controlar concedido pela organização)

Formas de influência dos líderes e Formas de influenciar a equipe:

1 - Ser exemplo - Como o gerente do time já foi jogador é um exemplo a ser seguido.

2- Assertativo – Quando ele pede para o técnico colocar os jogadores na posição que ele indica e quando a orientação do gerente é seguida ele consegue obter resultados, ele acerta no palpite.

3 - Ser racional – Quando ele faz uso dos jogadores nas posições em que eles são melhores, aproveitando assim o lado bom de cada e minimizando as falhas.

4 - Troca – Ele dá aos jogadores o que eles pedem, mas para isso eles devem ser bons em campo. Exemplo: A máquina de refrigerante que ele dá aos jogadores após obter resultados positivos.

5 - Formar Coalizão – No filme o gerente faz coalizão com outros clubes, quando ele negocia o lançador (Rincon) de um clube, mas o outro gerente (Steve)tem interesse em jogador de outro clube (Venafro), o gerente negocia com os outros de forma a obter o jogador desejado para manter as negociações e obter o jogador que deseja e ainda conseguir lucrar economicamente.

6 - Empowerment: abordagem a projetos de trabalho que se baseia na delegação de poderes de decisão, autonomia e participação dos funcionários na administração das empresas. Quando o gerente delega a função ao assistente para demitir jogadores e tomar outras decisões no clube (como formação de um futuro substituto).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com