TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo O Bom Professor E Sua Prática

Exames: Resumo O Bom Professor E Sua Prática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  5.345 Visualizações

Página 1 de 3

O bom professor e sua prática

O livro foi baseado nos dados da pesquisadora Maria Isabel da Cunha, que procurou compreender e desvendar essa profissão e, para isso, estudou o "Bom Professor", identificar por meio de histórias de vida, do cotidiano, das experiências, o porquê daqueles professores serem considerados “bons professores” entre seus pares e alunos.

O livro é organizado em cinco partes, a primeira contém os fundamentos teórico-metodológicos do estudo, posteriormente é abordada a concepção de bom professor, a terceira aborda quem é o bom professor e sua história, o que ele faz é abordado em seguida e, a quinta e última parte é a conclusão da obra.

O trabalho foi realizado através de uma pesquisa com 21 professores universitários e de escolas técnicas de Ensino Médio, foram presenciadas 42 aulas entre laboratório, aulas de campo, quadras esportivas, porém a grande maioria delas em sala comum.

Dentre os procedimentos observados pela autora, o método mais comum para as aulas é a exposição oral, que apresentou resultados variados conforme o desenvolvimento da disciplina, nas aulas de laboratório e de campo, os professores tinham cuidado para fazer uma introdução teórica e instrução ao início da aula, tendo assim resultados mais duradouros.

Observou-se que o professor tende a deixar o clima favorável no ambiente escolar e, principalmente incentivando e contando com a participação do aluno, pois se torna principal fonte de informação, tal afirmação é confirmada pelos próprios estudantes, já que a grande inspiração dos docentes em suas aulas, parte de aspectos positivos que seus ex-professores apresentavam

Contudo, as observações dizem que os estudantes esperam que o professor fale e eles tem a tarefa de apenas ouvir, intervindo quando achar necessário. Tal característica pode ser reflexo de que para o aluno, se portar como ouvinte pode ser confortável, desde que a aula não seja monótona, é perceptível que há uma continuação de um padrão seguido por alunos e professores

Com relação às habilidades que o bom professor deve possuir estão a organização do contexto da aula, bons professores, explicitam para os alunos o objetivo do estudo que vão realizar, esta característica está relacionada com a decisão dos alunos, pois conseguem ter uma idéia do que podem realizar no futuro, desde vestibulares até carreiras profissionais.

A apresentação de como o conhecimento foi adquirido, localização histórica do conteúdo, os estudantes ficam mais interessados em como os professores conseguiram obter o conhecimento, há um interesse maior quando o professor estabelece relações do conteúdo com outras matérias ou áreas do saber.

Dentre outras característica pode-se destacar, apresentação do roteiro de aula, referências de materiais de consulta, criar um ambiente com maior participação dos alunos, utilização de frases positivas às respostas corretas dos alunos, tentativa de passar a matéria aos alunos da maneira mais fácil e clara possível, utilização dos mais variados recursos de ensino, lousas, slides, entre outros.

Existem diversas maneiras de ensino – aprendizagem, como conversa com alunos fora da sala de aula, preparo das aulas, forma de convivência com os colegas. Outro aspecto muito importante é o prazer de aprender

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com