TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo O Que é Cultura

Exames: Resumo O Que é Cultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  1.109 Palavras (5 Páginas)  •  953 Visualizações

Página 1 de 5

SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura/ José Luiz dos Santos. São Paulo: Brasiliense, 2008. —(Coleção primeiros passos; 110).

Segundo Santos (2008), o tema cultura é repleto de equívocos e armadilhas, existem dois focos que causam confusão: - porque as culturas variam tanto e qual sentido da variação. A aceleração dos contatos entre grupos tende ao desparecimento de grupos isolados e a formação de civilização mundial. Cada cultura tem uma história particular, incluindo relações com os outros grupos. Até o momento o autor fala de cultura no sentido em as características de uma população humana forma sua cultura.

Duas culturas básicas em relação as culturas diferem entre si: -Na primeira pensa em hierarquizar as culturas seguindo algum critério, -a segunda cada cultura tem o seu critério de avaliação excluindo a possibilidade de hierarquização. A primeira perspectiva no século XIX fez estudos com intenção de hierarquizar todas as culturas, levando fortes criticas da segunda perspectiva. Buscava-se fazer uma linha evolutaria única, no qual Europa ficaria com classificação de civilizada. Estudos sistemáticos e detalhados provaram o contrario destruindo essa falsa ideia coberta por preconceito.

Saindo dos equívocos para outro a segunda perspectiva diz que observação da cultura faz se sobre nos critérios próprio de uma cultura na avaliação da mesma e os traços culturais são relativos, porém de forma enganosa só se pode respeitar a diversidade cultural se entender sua inserção na história mundial. Não é possível refletir sobre cultura ignorando as desigualdades.

Em relação à sociedade, por exemplo, a brasileira é composta por classes, grupos sociais, com religiões diferentes, gral de escolarização variado, idade. Dentro de cada grupo social ou sociedade são distintas internamente os estudos culturais de sociedades diferentes evidenciam a diversidade no seu interior não implica tudo ser relativo, pois deve entender diferentes realidades culturais como história da sociedade, relações sociais. Não se pode imortalizar facetas culturais que resultam em miséria e opressão, pois as culturas estão em movimento criando e recriando.

De acordo com Santos (2008), existem preocupações em estudar culturas humanas. Muitos conceitos comuns há em torno dessa questão com por exemplo cultura relacionada à estudo, educação, manifestação artísticas. Em nossa época é identificada com os meios de comunicação de massa, rádio, lendas, crenças de um povo e entre outros. Santos (2008) referem-se à cultura como tudo que caracteriza uma população humana.

Para entender melhor o que é cultura, localizam-se duas concepções básicas: A primeira concepção trata de aspectos da realidade social. Características sociais povo, nação. Ela fala num sentido genérico, sendo usual quando fala de povos e realidades sociais, organização social. A segunda concepção refere-se ao conhecimento, ideias, crenças, manifestações na vida social. A ênfase especial no conhecimento e dimensões associa da, por exemplo, ao falarmos de cultura francesa nessa perspectiva refere-se a língua francesa, literatura, conhecimento filosófico, cientifico e artísticos.

Santos (2008) diz que ambas as concepções leva a entender que a cultura é parada, estática. Mas pelo contrario são dinâmicas. A variedade de modo de vida entre povos e nações são elementos culturais preocupantes, a palavra cultura percorreu logos caminhos até adquirir sentido. Intensificou as preocupações culturais a partir do século XIX quando aumentou o poder das nações europeias, industrializadas e procurando novos mercados, sociedades isoladas foram incorporadas a influencia europeia. Foi nessa época que a cultura se generalizou como questão cientifica. Dois aspectos devem ser levados em conta que a cultura esteve associada. A partir do século XIX ficou evidente uma visão laica, surgindo teorias biológicas. Nesse contexto de discussão de evolução a cultura servia para diferencial humano para humano e de humano para outros animais. Enfim, [...] a moderna preocupação com cultura nasceu associada tanto a necessidades do conhecimento, quanto às realidades da dominação política (SANTOS, 2008, P.31). Ela fez parte do desenvolvimento cientifico tanto quanto as relações internacionais de poder.

As concepções de cultura esteve relacionada à nação Alemã e a Alemanha dos séculos XVIII e XIX que tinham uma cultura comum unindo as unidades políticas que constituem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com