TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo - Ponto de mutação

Por:   •  30/10/2015  •  Dissertação  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1] 

Metodologia

 

Problema

O Rio de Janeiro tem enfrentado um grave problema no que diz respeito ao trânsito. Apesar da maioria das obras realizadas para minimizarem este problema terem conclusão estimada para a época do início dos Jogos Olímpicos, ainda haverá uma série de questões decorrentes do evento que piorarão o panorama do tráfego de veículos automotivos na cidade.

Para a diminuir as consequências da intensa circulação de pessoas e também garantir a segurança de comitivas internacionais, atletas e espectadores, muitos destinos relacionados às Olimpíadas serão apenas acessíveis por intermédio de transporte público. Pensando nisso, a prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Transportes, em parceria com o governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Turismo; contratou a S­itec para sanar esta situação com recursos tecnológicos elegantes, pragmáticos para o usuário, eficientes e de baixo custo para os contratantes.

 

 Limitações

  1. Prazo de entrega: 3 a 4 meses antes dos jogos olímpicos.
  2. Limitação Tecnológica: Não utilizar soluções com tecnologias incompatíveis com a realidade do pais.
  3. Sem orçamento estimado.

 Critérios para o sucesso

  1. Gratuidade para o usuário final
  2. Portabilidade Móvel
  3. Variedade linguística
  4. Interface simples e ilustrativa
  5. Segurança da informação

 ❖ Possíveis Soluções

A partir desta situação, a equipe da S­itec propôs à Prefeitura e ao Governo do Estado as três soluções a seguir:

  1. Site da prefeitura com todas as rotas de ônibus e outros meios de transporte público: O usuário interessado teria acesso ao site da prefeitura, após efetuar cadastro, em que todas as rotas de ônibus (BRT e normais), metrô e VLT seriam disponibilizadas.  

  1. Terminais de informação nas estações de metrô, shoppings, BRT e VLT: Em todos os lugares seguros e de alta circulação de espectadores, seriam disponibilizados terminais de ajuda em que o usuário escreveria seu destino e então seria calculada a melhor solução logística para aquele caso específico.  

        

  1. Aplicativo gratuito disponível na Playstore, iTunes store e Windows store: Utiliza o conceito tão popularizado por aplicativos como Waze e Google Maps, dispõe de uma integração com o GPS do aparelho celular e tem como finalidade principal informar ao usuário sobre todas as novidades do evento e locais de acesso.

 Conclusão

    Na solução “1” nos deparamos com os seguintes aspectos negativos: Falta de portabilidade, dificuldade de acesso para estrangeiros (uma vez que a ​ home do ​ site ​ da prefeitura não está disponível em outras línguas, não muito fácil para o usuário que não conhece a cidade)

    Já na solução “2” o alto custo associado devido à necessidade de aquisição dos terminais, falta de portabilidade e difícil implantação são fatores que nos fazem descartar essa possibilidade, devido às condições e exigências do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (214.7 Kb)   docx (179.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com