TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo V de Vingança

Por:   •  28/11/2018  •  Resenha  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 2

O filme é uma aula de política. Enquanto a ideologia parece tomar a dianteira com frases de efeito. O maior triunfo de V, no entanto, é espalhar a dúvida sobre o sistema por dentro dele mesmo: o policial que o investiga começa a pesquisar assuntos que trazem à tona o tiro fatal no Governo. E, mais profundamente, ele faz com que as pessoas duvidem e questionem as decisões desse Governo dando início à ruptura da linha de poder. O medo que o sistema sente de pessoas que ganham consciência de seu poder sempre foi à base de respostas fortes demais e, muitas vezes, desnecessárias. É o que vemos na cena em que um policial mata uma criança só por ter se assustado com a máscara do V que ela usava.

Conclusão: V representa aquela vontadezinha que todos temos de vez em quando de “socar um político” ao ler notícias sobre desvios de verbas em escolas, em merendas, ambulâncias, coronéis milionários e população miserável e tudo o mais que se tornou tão comum.

1- Numa democracia o povo não deve temer o governo, e sim o governo deve temer o povo, explique essa afirmação.

Todo poder vem do povo e em seu nome é exercido. Os governantes são funcionários do povo e como tal precisam justificar seus atos. Nós, o povo, é que deveríamos exercer nossa força de comando sobre os governantes, pois fomos nós que os botamos onde hoje se encontram, portanto, temos todo o direito de comandar, mudar, e melhorar nossas leis e direitos.

2- A cultura do ódio pode ser promovida por aqueles que querem se manter no poder a qualquer custo isso como uma cortina de fumaça para encobrir suas reais intenções, cite duas situações que ocorreram no filme e que explica a situação acima.

O governo prendia, torturava e eliminava negros, homossexuais; manipulavam o povo por meio da mídia e da alienação televisiva, numa tentativa de promover uma limpeza étnica e social.

Prothero era um apresentador de TV, conhecido como a “Voz de Londres”, responsável por discursos de propaganda do governo para fazer um tipo de lavagem cerebral na população, por meio da censura, não expressam os pensamentos e não manifestamos anseio por liberdade, deixando que manipulem-nos, até no modo de agir, sempre seguindo à risca regras, informações falsas que devem ser obedecidas e aceitas como verdade sem direito de qualquer questionamento contrário.

3- Numa das conversas entre os dois investigadores o chefe da investigação apresenta uma teoria sobre o maior atentado terrorista que ocorreu no país, explique que teoria seria essa.

4- A forma do governo mostrada no filme apresenta muita semelhança com o ocorrido no Brasil durante a ditadura militar (1964 – 1984 / 89) cite duas situações que ocorreram no filme que ilustra essa afirmação.

- A censura de todos os meios de comunicação do país.

- Torturava e exilava dissidentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com