TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de materias

Por:   •  19/4/2015  •  Bibliografia  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

A contracepão sempre foi uma preocupação dos povos, no antigo testamento tem relatos do que seria o coito interrompido para esta finalidade.Acredita-se que o primeiro preservativo masculino tenha sido empregado nos tempos da Roma antiga utilizando bexigas de animais para proteger das DSTs, no ano e 1844 foi inventada a borracha vulcanizada permitindo a fabricação de preservativos de melhor qualidade, logo depois no ano de 1992 desenvolveram o poliuretano propiciando o lançamento do primeiro preservativo feminino com isso conseguimos nos dias de hoje ter preservativos lubrificados e de vários tamanhos conhecidos popularmente como “camisinha”.

Já os métodos químicos de contracepção foram utilizados na Inglaterra, eram utilizadas misturas de substâncias que eram colocadas na vagina imobilizando ou destruindo os espermatozóide ou dificultando sua entrada no óvulo. Esses métodos não eram considerados definitivos, entretanto no ano de 1934 surgiu o método cirúrgico a ligadura de trompas, logo depois em 1897 a vasectomia para os homens.

Mas tarde isolaram a progesterona o hormônio feminino que evitava a ovulação. Sendo assim no final da década de 50 iniciaram os ensaios clínicos com a primeira pílula anticoncepcional o Enovid, entretanto só podia ser utilizado em casos de distúrbios menstruais. Já no ano de 1960 após ajuste de concentrações este medicamento pode ser utilizado por mulheres casadas , e só no ano de 1972 as mulheres solteiras puderam utilizá-lo.

O início da sexualidade geralmente ocorre na adolescência entre 10 a 19 anos  e na juventude entre 15 a 24 anos, quando pode ocorrer gravidez indesejada, não programada desestruturando dificultando a vida desse adolescente, dificultando o término dos estudos e comprometendo-o financeiramente e piscologicamente. De acordo com o CENSO 2010 a maior parte das adolescentes que engravidam se encontram na zona urbana.

Dados do DATASUS 2012 revelam que 45,3 mulheres que tiveram filho tinham entre 10 e 24 anos de idade, demonstrando que as políticas de contracepção , planejamento familiar, e atenção ao pré-natal não atendem a necessidade específica desta faixa etária.

É necessário o desenvolvimento de ações preventivas e educativas, o adolescente precisa conhecer o ciclo menstrual feminino assim como os diferentes métodos contraceptivos existentes, sendo o método de escolha uma decisão pessoal.

Existem muitas formas de prevenção da gravidez, algumas mais eficientes que outras, como os dispositivos anticoncepcionais que formam barreira física ou química impedindo que o espermatozóide entre no útero da mulher, o preservativo masculino que  fornece uma melhor proteção contra DSTs, os métodos naturais de planejamento familiar como a tabelinha , onde as relações sexuais devem ser evitadas de 7 a 10 dias durante o ciclo menstrual , método da temperatura basal  e muco cervical que devem ser registrados diariamente para saber quando é mais seguro manter as relações sexuais, método do coito interrompido  que é a retirada do pênis do interior da vagina, antes que haja a ejaculação, entretanto o líquido pré ejaculatório pode conter espermatozóides, tornando esse método pouco seguro, a esterilização feminina laqueadura tubária ocorrendo uma obstrução do lúmen tubário impedindo a união dos gametas e masculino vasectomia que é a secção ou oclusão do canal deferente responsável por conduzir o espermatozóide, sendo os medicamentos  hormonais  e o DIU os métodos mais eficientes de contracepção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com