TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de textos informativo

Por:   •  26/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.546 Palavras (7 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 7

Educação? Educações: Aprender com o Índio

Estamos expostos á educação, pois, aprendemos e ensinamos/ensinamos e aprendemos em todos os lugares, em casa, na rua, igreja, escola e até mesmo em tribos indígenas.

A educação é a construção social de um determinado povo, que tanto lhe proporciona autonomia como também pode gerar a submissão a outros povos. É a construção do imaginário dos grupos sociais para transformá-lo em algo melhor naquilo que se considera ideal.

Com a diversidade cultural em nosso país, educamos e somos educados em diversos lugares e situações, com a diferença de cultura entre povos, é comum o indivíduo ter uma atitude diferente em convívio familiar ou profissional, podendo até ser considerado como mal educado.

Somos educados de acordo com a nossa sociedade. Apesar de muitas nações a cultura é mais valorizada e importante que a educação, os índios, por exemplo, dão mais importância ao conhecimento passado por gerações a aquela aprendida nas escolas, como é o caso dos EUA e de muitas outras nações.

Para os índios, a educação oferecida pelos colonizadores não compreendia a realidade que eles precisavam dos homens e de sua aldeia, pois os tornavam inúteis, uma vez que os índios ofereceram sua educação aos filhos dos colonizadores para se tornarem verdadeiros guerreiros.

O Fax de Nirso

A educação é muito importante, principalmente no mercado de trabalho, porém no caso de Nirso, levamos em consideração que a educação escolar está perdendo espaço no mercado de trabalho.

Vivemos em um mercado competitivo, todo profissional precisa ser diferenciado em suas funções para se destacar no ambiente de trabalho; no mercado formal, não basta simplesmente executar as tarefas do cotidiano é necessário saber conviver com as situações mais diversas e respeitar as diferenças.

Aos olhos do gerente da empresa, os recados de Nirso eram preocupantes para a imagem da empresa, porém, aos olhos do presidente da empresa, o importante não é ter uma boa escrita, mas ser um bom vendedor e trazer muitos lucros para a empresa.

Mas cada empresa tem um olhar diferente, por exemplo, o Nirso preenchendo uma ficha de solicitação de emprego, poderia não ser aprovado pela sua escrita; mas recebendo uma oportunidade, demonstraria o que sabe de melhor, ou seja, vender.

A História do Chapeuzinho Vermelho (Na Versão do Lobo)

O nosso papel como educador é incentivar aos alunos a análise crítica do conteúdo que lhes é ensinado; deve dar aos alunos, o direito de liberdade de expressão, opinando e questionando o assunto abordado, porém, o aluno precisa saber respeitar os limites.

Temos por objetivo, ensinar os conteúdos nas escolas e apresentar a história de forma clara, objetiva embasada aos conteúdos amplamente discutidos. Levando em consideração a verdade, sendo esta, podendo possuir várias interpretações, e que muitas vezes o modo como é exposta ou contada, é possível obter mais de uma versão da verdade, dependendo do ponto de vista que é abordada.

Uma Pescaria Inesquecível

A ética é uma questão do que é certo e errado, inclui também a personalidade e caráter da pessoa. É saber fazer e tomar atitudes corretas, independente da opinião de terceiros e sim do que acreditamos ser o certo de acordo com a consciência de cada pessoa.

Seria importante incluir a ética como disciplina na grade curricular das escolas de educação básica no Brasil, porém, é necessário aprender o que é certo e errado, não é possível exigir que alguém seja eticamente correto se este não conhece as normas, as regras e tudo que envolve uma situação, e na educação básica é ensinar primeiramente o que é certo.

Analisando a conduta de uma criança de 11 anos, ela ainda está em fase de educação, por isso, não consegue perceber o que é certo e errado.

Com o tempo, ela aprende que ser ético é ter educação, respeitar as pessoas e normas. Sem desviar de suas condutas, independentemente se está sendo observado e julgado, e sim, pela certeza de que aquela é a melhor e verdadeira forma de se agir.

A Folha Amassada

Depois que magoamos alguém seja com nossas ações ou palavras, ao concertar o erro muitas das vezes é tarde demais. Assim como em sala de aula temos que tomar alguns cuidados com nossas ações e palavras para que não magoemos os alunos e depois seja tarde para ganhar sua confiança, ficando mais difícil ensinar e aprender a matéria e que isso serve para ambos tanto professores quanto o aluno.

Temos a mania de amassar o papel sem ao menos ler o que está escrito, ou seja, um aluno problemático, explosivo, talvez ele esteja usando isso como forma de expressão, talvez esteja com problema e muitos professores nem ao menos procuram o entender e apenas o julgam, claro que se deve dar limite ao aluno mais primeiramente saber e entender o que está acontecendo e dar á atenção que isso exige antes de perder o controle e acabar piorando a situação, o professor tem que se lembrar que está ali para educar.

A lição dos Gansos

Se tivermos o bom senso assim como os gansos estaremos ao lado dos outros em todos os momentos principalmente nos momentos mais difíceis, sendo solidários não somente em palavras, mas também em ações.

Como futuros professores somos líderes temos que estar preparados para enfrentarmos qualquer tipo de situação, mostrar que apesar das nossas diferenças somos dependentes um dos outros. E se entendermos o verdadeiro sentido cada um com o seu dom e talento trabalhar em equipe vai ser mais prazeroso e construtivo.

Assembleia na Carpintaria

O mesmo ocorre com os seres humanos, se observarmos nos lugares onde pessoas trabalham juntas em empresas, comunidades, grupos, escolas entre outros se focalizarmos apenas os defeitos o trabalho não rende mais se enxergarmos o ponto forte, as qualidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (81.8 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com