TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Livro Empreendedorismo

Por:   •  14/8/2019  •  Abstract  •  6.750 Palavras (27 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 27

Empreendedorismo

Unidade 1:

Empreendedorismo – A palavra empreendedorismo é derivada da palavra francesa Entrepreneur, que era utilizada para denominar o indivíduo que incentivava as lutas. Porém, atualmente ela denomina o processo de se edificar um empreendimento, que pode ser uma organização empresarial ou social, ou ainda um projeto qualquer. Em alguns casos é possível encontrar a definição de empreendedorismo como o ato de empreender, entendo este verbo com a ação de mobilizar recursos para transformar um sonho em realidade.

Empreendedor – é aquele que empreende, ou seja, é a pessoa que age para abrir um novo negócio, submetendo-se de modo calculado aos riscos inerentes a esse processo. Também são considerados empreendedores aqueles funcionários que introduzem significativas inovações na empresa em que trabalham, gerando valor para essa organização.

Destruição Criativa - o termo que foi considerado a mola propulsora para a criação de novos produtos, meios de produção mais eficientes e empresas mais eficazes em seus mercados, impulsionando sobremaneira o capitalismo e a competitividade. Trata-se da criação de novos produtos, meios de produção mais eficientes e empresas mais eficazes em seus mercados, substituindo produtos, meios de produção e empresas obsoletas.

Vantagens e Desvantagens para o empreendedor:

Vantagem: autonomia; o desafio; controle financeiro

Desvantagem: sacrifício pessoal; sobrecarga de responsabilidade; pequena margem para a ocorrência de erros.

Características dos Comportamentos Empreendedores (CCEs): conjunto realização, conjunto planejamento e conjunto poder.

Conjunto Realização:

  • Comportamento Busca de oportunidades e iniciativa: I – A atitude de fazer as coisas antes que alguém peça ou antes de ser forçado por alguma circunstância. II – Agir para promover a expansão do empreendimento para novos segmentos, novos produtos ou novos serviços. III – Aproveitar chances extraordinárias para iniciar um empreendimento, obtendo financiamento para conquistar recursos.
  • Comportamento Propensão de se submeter a riscos calculados: I – Avaliar as possibilidades e calcular os riscos nelas envolvidos deliberadamente. II – Agir sistematicamente para diminuir esses riscos. III – Inserir-se em situações que impliquem desafios ou riscos moderados.
  • Comportamento Exigência de qualidade e busca de eficiência: I – Procurar modos melhores de fazer as coisas, com maior velocidade e menor custo. II – Agir para realizar coisas que satisfaçam ou superem os padrões de excelência. III – Desenvolver ou utilizar procedimentos para garantir que o trabalho seja finalizado no prazo e com padrão de conformidade combinado com o cliente.
  • Comportamento Persistência: I – Agir diante de dificuldades significativas. II – Agir de modo insistente ou mudar de estratégia para enfrentar um desafio ou superar um obstáculo. III – Assumir pessoalmente as responsabilidades pelo desempenho exigido para se atingir os objetivos proposto.
  • Comportamento Comprometimento: I – Fazer sacrifícios pessoais ou se esforçar além do necessário para finalizar um trabalho. II – Colaborar com os funcionários ou se colocar no lugar deles quando necessário para finalizar um trabalho. III – Procurar sempre manter os clientes satisfeitos e colocar em primeiro plano a boa vontade em longo prazo, em detrimento do lucro em curto prazo.

Conjunto Planejamento:

  • Comportamento Busca de informações: I – Dedicar-se de modo pessoal para levantar informações de clientes, fornecedores ou concorrentes. II – Investigar por si próprio como produzir um produto ou prestar um serviço. III – Consultar especialistas para conseguir assessoria técnica comercial.
  • Comportamento Estabelecimento de Metas: I – Criar metas e objetivos que ofereçam desafios e que tenham significado pessoal. II – Ter visão de longo prazo, clara e específica. III – Estabelecer objetivos de curto prazo que possam ser medidos.
  • Comportamento Planejamento e Monitoramento Sistemáticos: I – Planejar e dividir tarefas de grande porte em tarefas menores, estabelecendo prazos para sua realização. II – Revisar periodicamente os planos, considerando os resultados obtidos e as possíveis mudanças circunstanciais. III – Manter registros financeiros para orientar as tomadas de decisões.

Conjunto Poder:

  • Comportamento Persuasão e Rede de Contatos: I – Utilizar estratégias predefinidas para influenciar ou persuadir os outros. II – Utilizar indivíduos-chave para a consecução de seus próprios objetivos. III – Agir para estabelecer uma ótima rede de contatos (networking).
  • Comportamento Independência e Autoconfiança: I – Buscar independência em relação às normas e ao controle de outros. II – Manter a sua opinião mesmo diante da oposição ou de resultados inicialmente negativos. III – Expressar confiança na sua própria capacidade de completar uma tarefa difícil ou de enfrentar um desafio.

Intraempreendedorismo ou Empreendedorismo Corporativo: consiste em aplicar os comportamentos empreendedores a fim de gerar valor para empresa em que você trabalha. Em suma, é a ação empreendedora dentro das organizações, praticadas pelos funcionários, criando um ambiente de inovação e criatividade que proporcionará a criação de novas ideias e aumentarão de maneira significativa as chances de sucesso dessas organizações.

Para ser um funcionário considerado Intraempreendedor é necessário: Estar apto a calcular e correr riscos; Planejar detalhadamente suas ações e realizar previsões precisas sobre os recursos necessários para que sua ideia seja comprada pela empresa e implementada com sucesso.

Por outro lado, a empresa que deseja adotar o intraempreendedorismo para obter diferencial competitivo deverá: Realizar uma renovação estratégica; No sentido de construir e construir uma cultura inovadora; Que seja participativa e flexível a seus funcionários intraempreendedorismo; Sem previsão de punição para os possíveis erros; E recompensando os bons projetos e as boas práticas que efetivamente irão geral valor para essa empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.8 Kb)   pdf (387.4 Kb)   docx (520.1 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com