TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Livro: O que é Politica

Por:   •  31/10/2016  •  Resenha  •  948 Palavras (4 Páginas)  •  3.384 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo: O que é Política?

O autor Wolfgang busca, transpassar os diferentes significados que o termo ‘’política’’ pode ter. Traz uma breve passagem do contexto histórico, relatando dois aspectos da política, um como práticas necessárias ao convívio social, e outro como a esfera da política constitucional, em que se desenvolve por órgãos governamentais.

‘’A atividade política passa a ser uma espécie de mal necessário, uma atividade social transformadora pela qual se visa realizar certos fins utilizando-se de determinados meios’’, palavras do autor, que se refere à atividade política como um meio de transformar as vontades dos indivíduos ali envolvidos, em meios de reprodução das relações sociais.

Wolfgang aplica os estudos de Marx, para relatar que o homem em relação as ‘’coisas’’ e ao capital, acaba se submetendo e perdendo o verdadeiro significado entre o valor das ‘’coisas’’, entre outros indivíduos, e a si mesmo, como o capital sendo aquele que determina a moral. Ao invés de as ‘’coisas’’ lhe servirem, ele passa a ser servo das ‘’coisas’’.

Apresenta a atividade política como um ‘’exercício’’ transformador da consciência e suas relações com o mundo em que devesse durar por muito tempo. As soluções políticas devem ser focadas na realização de interesses humanos.

Uma das formas de políticas da sociedade contemporânea citada no livro, é a democracia. Essa que é o melhor regime do governo, mas, por exemplo, o voto, que se não for bem dado, sem conhecimento, ou vendido, etc., a democracia pode ser em vão. Ainda, a democracia encontra dificuldade em se firmar, e muitas de suas alternativas ainda não se firmaram, fato que está relacionado a não demonstrar o significado político com o seu sentido humano.

Leo Maar também trata dos agentes políticos das sociedades modernas, que são os partidos políticos e como a política partidária apresenta-se de lado uma relação com a sociedade e seus interesses. Levanta a questão do papel dos intelectuais, através do trabalho do filósofo Antônio Gramsci, que reflete sobre a função dos intelectuais na atividade política, que em sua visão, o papel do mesmo é realizar uma proposta cultural e política, transformando a consciência dos indivíduos, em vista, uma transformação no mundo objetivo.

A política é vista pelo autor, como um resultado de um processo histórico, considera a atividade política, uma atividade aberta ao movimento, que vive em constante mudança. Apresentando uma política desde a Grécia e Roma Antiga, comenta sobre a política dos percursores da democracia, no caso, os gregos. O termo política foi ressaltado a partir da atividade social dos homens de ‘’pólis’’, na ‘’cidade-Estado’’ grega.

Faz referência a Platão e Aristóteles, que tiveram grande contribuição para mundo ocidental em suas ideias sobre política.

Sobre o Estado e o governo, apresenta Nicolau Maquiavel, pensador, que faz uma distinção entre política de Estado e de governo. Para ele, o governo é agente da atividade política do Estado. Cita o livro, O príncipe de Maquiavel, onde um dos títulos do livro refere-se as qualidades pelas quais os homens, especialmente os príncipes, são louvados ou vituperados, ou seja, ressalta as virtudes de um líder para com o governo e sociedade, assim como, capacidade política, força e habilidade para governar, e porque não, sorte. Lembrando novamente Gramsci, o autor destaca que o príncipe moderno representa o partido político, e sua meta fundamental é o poder estatal.

Diz-se que o Brasil é um país capitalista, que ao invés de estarem no poder os capitalistas e burgueses, estão os políticos e burocratas, que antes disso, foram militares. Trazendo o estudo de Karl Max, para responder a seguinte questão: O país é capitalista ou é governado por militares? O estudo sobre o problema se aprofunda em aspectos básicos: a relação entre política e classes, onde o Estado representa uma classe, que submete aos interesses desse. Assim, a atividade política deixa de ser um espaço exclusivo do Estado, para ser a luta de classes. Marx acreditava que, a política é a atividade que resultou da luta entre classes sociais, os exploradores e explorados, o trabalhador, a desenvolver uma atividade política que procure superação da sociedade de classe, o capitalismo, em busca do socialismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (60.7 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com