TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do artigo “LINGUAGEM E LUTA PELA VIDA.”

Por:   •  8/5/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE NILTON LINS

CURSO DE MEDICINA

Disciplina: História da Medicina (2019/1)

Professor Dr. João Bosco Botelho

Aluno: João Ricardo da Silva Neto       Matrícula: 19000092

Resumo do artigo “LINGUAGEM E LUTA PELA VIDA.”

O referido artigo traz como enredo principal, o estabelecimento da relação  linguagem X vida, explicando-a inicialmente através de uma viagem cronológica e evolutiva, traçando uma possível origem linguística humana, considerando evoluções físicas, por meio da comparação do tamanho dos cérebros de ancestrais mais distantes do homem, assim como considera-se também o desenvolvimento de ferramentas utilizadas nas primeiras representações linguísticas descritas, tais como: pedras, ossos, e posteriormente pedras mais trabalhadas, ganhando formas daquilo que se queria expressar.

No âmbito da relação linguagem X vida, no desenvolvimento do texto, pode-se notar como a linguagem se desenvolvia de acordo com o mistério da morte. Rituais e maneiras de encarar esse fenômeno nada mais era do que a forma que cada povo tinha para se expressar diante daquilo que não tinha explicação. Com a evolução dos modos de se interpretar a realidade e com a grande preocupação com o fim da vida, desenvolveram-se diversas crenças e medidas, servindo como uma espécie de “rota de fuga” de algo que não era aceitável.

Toda essa busca por prolongar os dias de vida tem uma origem bastante antiga, registros e mais registros nos rementem a pensar que com o passar do tempo isso só veio a evoluir e que até os dias de hoje vem evoluindo. Com toda certeza pode-se afirmar que a relação linguagem X vida enriqueceu diversos povos e mais tarde nações, possibilitando através disso o surgimento de crenças, culturas e acreditações.

Concluindo, os antepassados edificaram uma inteligente forma de encarar os fenômenos naturais, formando assim diversas identidades culturais, onde muitas permanecem até o cotidiano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com