TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Retorio De Estágio

Trabalho Escolar: Retorio De Estágio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/7/2014  •  1.288 Palavras (6 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 6

. JUSTIFICATIVA

Atualmente o esporte é o veículo mais utilizado como forma de difusão de movimento corporal na escola, por parecer haver realmente uma identificação do significado da disciplina Educação Física com o esporte, pois este é o “vilão-heroi” da Educação Física e explica-se a utilização desta terminologia, entendendo-se que o esporte é um fenômeno da sociedade moderna e que a Educação Física o legitimou como um conteúdo desenvolvido no âmbito escolar (MOREIRA, 2006).

Assim, segundo DARIDO & BARROSO (2006) acreditamos que o esporte deve estar presente na Educação Física escolar, pois este fenômeno está culturalmente enraizado em nossa sociedade, portanto, necessita de uma atenção especial para que possamos oferecer aos alunos condições de entendê-lo e refletir sobre suas várias possibilidades, pois da mesma forma que os acontecimentos da sociedade exigem influências na escola, reciprocamente a escola também possui a propriedade de intervir nesta sociedade.

Com a realização deste projeto intitulado “Aspectos Didáticos pedagógicos do esporte como forma de uma educação do ser social” temos o objetivo de refletir sobre o esporte nas aulas de Educação Física escolar, analisando historicamente a forma de sua utilização no ambiente formal de ensino, procurando sinalizar para uma educação que faça uso desse conteúdo como forte instrumento para formação dos alunos. Segundo BETTI, que citou KUNZ (1991) esquece-se que o esporte não é um fenômeno natural e sim fruto da sociedade moderna, reproduzindo, portanto, o proposto por esta sociedade no tocante às ideologias dominantes e à imagem de homem.

É de suma importância à realização deste projeto, para podermos ter outro olhar no desenvolvimento do esporte na escola, como forma de levar nossos alunos a participar das aulas e o desenvolvimento de maneira cognitiva, afetiva e social.

2. OBJETIVO GERAL

Utilizar o esporte como procedimento pedagógico, vivenciando as várias manifestações culturais do esporte dentro de uma perspectiva crítico-reflexiva.

2.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Adotar abordagens pedagógicas em que o aluno venha, através da socialização e o sentimento de companheirismo que o esporte proporciona conhecer e respeitar a si e ao outro nos seus próprios limites.

• Desenvolver as vivências esportivas na perspectiva do lazer.

• Aplicar metodologias voltadas à reflexão sobre o esporte e a influência da mídia.

3. PROBLEMA

A prática esportiva como instrumento educacional visa o desenvolvimento integral das crianças, jovens e adolescentes, assim, capacita o sujeito a lidar com suas indigências, desejos e expectativas, bem como, com as necessidades e anseios dos outros, de forma que o mesmo possa aprimorar valores essenciais para o seu convívio social, objetivando sempre uma vida feliz e saudável. Então, como trabalhar o esporte nas aulas de educação física para que este possa servir de instrumento pedagógico visando o desenvolvimento do aluno de maneira individual e social?

4. HIPÓTESES

• A utilização de abordagens críticas possibilita-nos desenvolver novos olhares do esporte como um instrumento pedagógico.

• A utilização de estratégias didáticas pedagógicas adequadas ao trato com o esporte visa à participação efetiva e significativa dos alunos.

• O comprometimento e ética do professor com o planejamento dos conteúdos, como forma de atingir a proposta de mudanças, buscando um novo prisma do esporte na escola.

5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Há muito, vem se pensando nas transformações da Educação Física e como as mesmas podem ser difundidas na escola. (MOREIRA, 2006). Autores apontam para a transformação dos significados da Educação Física (DAÓLIO, 1994; 1997) que vem sendo discutida a partir da utilização de novos conteúdos para vinculação escolar, dentre eles a observação de fenômenos relacionados à mídia e, em específico, ao esporte espetáculo.

O uso dos esportes com fim pedagógico serve como instrumento do processo ensino-aprendizagem, bem como, contribui para o desenvolvimento dos alunos através de situações didáticas que inclui a prática a partir de uma dimensão educativa. Ele é altamente significativo e importante dentro desse contexto e possibilita experiências motivadoras para todos, porém, o tratamento metodológico oferecido a este fenômeno é similar à forma como é desenvolvido junto aos atletas de alto nível, reproduzindo muitas situações elitistas e desiguais com os alunos, dificultando o processo de aquisição de valores e atitudes para um viver e conviver social (MOREIRA, 2006).

Entende-se que é obrigação do professor conhecer, entender, refletir e utilizar-se de todos os recursos para tornar sua aula um espaço de conhecimento e crescimento coletivo, transformando a metodologia de ensino, e mesmo usando recursos pouco comuns para a Educação Física, tal qual a televisão e outros meios de comunicação. Pois ao “apoderar-se” dos meios de comunicação como recurso metodológico, faz-se apenas o caminho que estes meios fizeram para apropriar-se de algo que é próprio do universo do movimento humano, isto é, o “mundo do esporte” (MOREIRA, 2006).

Quando o aluno desenvolve a prática do esporte com significado ele reorganiza pensamentos e emoções. A tendência atual nas aulas de educação física é a realização de atividades com significado e de maneira prazerosas, fazendo fazer parte do cotidiano da comunidade escolar.

Para DARIDO & BARROSO (2006) o esporte deve estar presente na Educação Física escolar, pois este fenômeno está culturalmente enraizado em nossa sociedade.

É importante darmos uma atenção especial para que possamos ofertar aos alunos condições de entendê-lo e refletir sobre suas várias possibilidades.

A partir do momento em que o esporte passe a ter uma característica melhor organizada e planejada, superando os fragmentos e dando sentido, passará a se estruturar como um instrumento pedagógico de referimento e interação, pois, a aprendizagem não se dá por simples acúmulo de informações e nem pela realização mecânica, mas sim contextualizada e inserida no cotidiano fazendo sentido no que se aprende, e este aprendizado seja de forma prazerosa.

6. METODOLOGIA

Para que seja possível responder as hipóteses levantadas e ter uma correta interpretação da importância do desenvolvimento do aspecto didático e pedagógico do esporte como forma de uma educação do ser social, faz-se necessário, no primeiro momento a reunião de amplo material bibliográfico a fim de fundamentar e esclarecer a linha de pensamento teórico a ser adotada, para compor o rico painel de constatação e resultados obtidos por estudiosos a respeito do assunto.

Será delimitado o método dialético, por este proporcionar a análise e crítica da realidade, visando às contradições do cotidiano escolar quanto à teoria e a prática de ensinar desenvolvida no âmbito educacional, e com isso buscar alternativas que sejam favoráveis para auxiliar e facilitar o processo dinâmico que é a aprendizagem. A aplicação desde método é fundamental, pois a dialética visam mudanças, transformação da realidade e a troca de experiências entre o professor e o aluno. (Gaio, 2005)

6.1 TIPO DE ESTUDO:

Será desenvolvido através de um estudo qualitativo descritivo.

6.2 LOCAL:

Escola Estadual Professor Francisco Walcy Lobato Lima no ensino Fundamental II nas aulas de educação física de forma sistematizada através do Projeto: “Aspectos Didáticos pedagógicos do esporte como forma de uma educação do ser social”.

6.3 FONTES DE INFORMAÇÃO:

Todos os alunos da 8ª série, de ambos os sexos, do 2º turno.

6.4 TÉCNICAS DE COLETA E ANÁLISE DE DADOS:

Será desenvolvido um estagio de observação para a interação da turma com os professores estagiários e a aplicação do projeto.

a) No primeiro momento será realizada uma reunião com a professora e os estagiários acadêmicos de educação física.

b) No segundo momento, apresentação e realização do projeto.

CRONOGRAMA

AÇÕES DESENVOLVIDAS AGO SET OUT NOV DEZ

Orientação do projeto x x

Preparação do Projeto x

Entrega do Projeto para Avaliação x

Estágio de intervenção x x

x x

Construção do relatório x x

Análise dos dados x x

Entrega do Relatório e Socialização x

RECURSOS HUMANOS

• Alunos

• Professores

• Diretor (a)

Coordenação Pedagógica

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

VYGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes. 1989.

DARIDO, S.C. Educação Física na Escola: questões e reflexões. Araras – SP: Topázio, 1999.

MALUF, Ângela Cristina Munhoz. Brincar: Prazer e Aprendizado. 2. ed. São Paulo: Vozes, 2003.

KUNZ, Eleonor. Transformações didático-pedagógica do esporte. 7. ed. RS - Ijuí: Unijuí, 2006.

CARLOS, E.C. Educação Física Escolar – desafios e propostas 2 ¬– 1.ed. Jundiaí - SP: Fontoura, 2006.

Fontes: <www2.videolivraria.com.br/pdfs/14017.pdf – acessado em 04.10.12>

<www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2290-8.pdf – acessado em 04.10.12>

...

Baixar como  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »