TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reutilização de agua de ar condicionados

Por:   •  1/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 2

Com o aumento da demanda do consumo de água vem aumentando em ritmo acelerado em decorrência das relações entre homem e natureza, e como a quantidade de água doce na Terra representa apenas 3,0% de toda sua reserva (Água Web Site, 2002) há a necessidade de avaliar o reuso deste recurso como uma prática habitual e necessária, pois o crescimento populacional, a indústria, a agricultura, poluição e o desperdício contribuem mais ainda para diminuir essa porcentagem.

A reutilização de águas residuais é uma tecnologia que não exige necessariamente um nível de tratamento elevado, dependendo para o que se destina, porém de acordo com Costa e Junior (2005) há de se considerar uma condução planejada para o processo de quatro maneiras diferentes que é o reuso indireto não planejado da água que é a água descarregada no meio ambiente pela ação humana; reuso indireto planejado da água onde há o controle sobre o despejo humano; reuso direto planejado da água que define um local específico para o destino do efluente; e a reciclagem da água que consiste em usar a água para outra finalidade mesmo antes que ela seja descartada e é neste ultimo que o reaproveitamento de água de aparelhos de ar condicionado se encaixa.

O funcionamento do ar condicionado pode variar dependendo do modelo, mas basicamente acontece o ciclo de refrigeração e tratamento do ar num processo final que transforma o vapor de água em líquido, essa água residual geralmente é desperdiçada nas adjacências.

O redirecionamento aplicado dessa água é feito com a utilização de um dreno que é vinculado de maneira diferente dependendo se o ar condicionado é do tipo Split ou do tipo Janela:

* Ar condicionado tipo Split: dreno feito por meio de dutos. É importante que os drenos sejam devidamente instalados, devido justamente ao fato de ser a gravidade responsável pelo escoamento da água. Caso contrário, a água pode gotejar no ambiente interno ou terá dificuldades para escoar (FONTES e JARDIM, 2015).

* Ar condicionado tipo Janela: dreno feito através de um orifício na parte externa do aparelho onde pode ser instalada uma mangueira. O acoplador da mangueira é enroscado no acoplador do ar condicionado. O aperto é feito manualmente, com o máximo possível de torque, para evitar vazamentos (FONTES e JARDIM, 2015).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com