TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VIABILIDADE DO REUSO DA ÁGUA EM UM SISTEMA DE AR CONDICIONADO

Por:   •  8/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.416 Palavras (10 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ITAQUERA

REFRIGERAÇÃO, VENTILAÇÃO E AR CONDICIONADO

ARTHUR SANTOS COSTA

DANIELLE DUARTE MOREIRA

JEFFERSON GOMES DE OLIVEIRA

MARCELO DE LIMA SILVA

RAFAEL TEIXEIRA VIANA

VITOR GONÇALVES DOS SANTOS

A VIABILIDADE DO REUSO DA ÁGUA EM UM SISTEMA DE

AR CONDICIONADO

SÃO PAULO, SP

2019

ARTHUR SANTOS COSTA

DANIELLE DUARTE MOREIRA

JEFFERSON GOMES DE OLIVEIRA

RAFAEL TEIXEIRA VIANA

VITOR GONÇALVES DOS SANTOS

A VIABILIDADE DO REUSO DA ÁGUA EM UM SISTEMA DO

AR CONDICIONADO

Trabalho apresentado à banca examinadora da Fatec Itaquera, Como requisito para a obtenção do título de bacharel tecnólogo em refrigeração, ventilação e ar condicionado.

Orientador: Sérgio Turano

SÃO PAULO, SP

2019

RELATÓRIO FINAL DA ATIVIDADE MULTIDISCIPLINAR DA FATEC ITAQUERA

Arthur Santos Costa¹, Danielle Duarte Moreira², Jefferson Gomes de Oliveira³, Marcelo de Lima Silva4, Rafael Teixeira Viana5 e Vitor Gonsalves dos Santos6

¹Arthur Santos Costa, Aluno do 2º semestre noturno do Curso Superior de Tecnologia em Refrigeração, Ventilação e Ar Condicionado, da Fatec Itaquera. Contato: arthur.costa1122@gmail.com.

²Danielle Duarte Moreira, Aluna do 2º semestre noturno do Curso Superior de Tecnologia em Refrigeração, Ventilação e Ar Condicionado, da Fatec Itaquera. Contato: danielleduartemoreira@hotmail.com

³Jefferson Gomes de Oliveira, Aluno do 2º semestre noturno do Curso Superior de Tecnologia em Refrigeração, Ventilação e Ar Condicionado, da Fatec Itaquera. Contato: jef.welcome@hotmail.com.

4Marcelo de Lima Silva, , Aluno do 1º semestre noturno do Curso Superior de Tecnologia em Refrigeração, Ventilação e Ar Condicionado, da Fatec Itaquera. Contato: olecram.lima.silva@gmail.com

5Rafael Teixeira Viana, Aluno do 2º semestre noturno do Curso Superior de Tecnologia em Refrigeração, Ventilação e Ar Condicionado, da Fatec Itaquera. Contato: rafaelt.viana@hotmail.com.

6Vitor Gonçalves dos Santos, Aluno do 2º semestre noturno do Curso Superior de Tecnologia em Refrigeração, Ventilação e Ar Condicionado, da Fatec Itaquera. Contato: vitor1linha@outlook.com.

Resumo: Visando a economia dos recursos naturais (sustentabilidade) e a economia financeira, buscou-se um método para reaproveitar a água que seria descartada dos evaporadores de um sistema de climatização. Baseando-se em estudos anteriores, buscamos melhorar o processo de distribuição da água que será reaproveitada, com o intuito de utilizá-la para limpeza de áreas externas, foi proposto um sistema de captação para armazená-la e um sistema com uma bomba para abastecer uma sala de limpeza que está localizada no último andar de um prédio, a 12m de altura do ponto de armazenamento. Desse modo para a realização do projeto foram avaliados oito aparelhos Split hi-wall com capacidade de 30.000 Btus (British Thermal Units – Unidade Térmica Britânica), que em um período de aproximadamente 12h captaram o equivalente a um recipiente plástico de 50 litros.

Palavras-chave: Economia dos recursos naturais; Sistema de climatização; Sistema de captação; Aparelhos Split hi-wall; Btus.

Abstract

Aiming at the economy of natural resources (sustetaintanability) and the financial economy.We sought a method to reuse the water that would be discarded from the evaporators ofan air conditioning system. Based on previous studies, we seek to improve the water distribution process that will be reused, in order to use it to clean external areas, a capture system has been proposed to store it and a system with a pump to supply a cleaning room that is located on the top floor of a building, 12m high from the storage point. Thus, eight Split hi-wall devices with a capacity of 30,000 Btus (British Thermal Units) which in a period of approximately 12h captured the equivalent of a 50 – litre plastic container.

Keywords: Economy of natural resources; Air conditioning system; Capture system; Split hi-wall appliances; Btus.

1 INTRODUÇÃO

O compromisso com o desenvolvimento sustentável é um desafio social incessante na busca para garantir, no tempo além do atual, marcado pelo constante consumo de recursos naturais e do desenvolvimento técnico e tecnológico, o atendimento às necessidades dessa e das futuras gerações (BRUNDTLAND, KHALID, 1988).

A sustentabilidade é um tema que tem ganhado força atualmente, Segundo a organização WWF- BRASIL(World Wide Fund for Nature) nesses últimos anos, as práticas de responsabilidade social corporativa são parte da estratégia de diversas empresas, que estão cientes da necessária relação entre retorno econômico, ações sociais e conservação da natureza e, portanto, do claro vínculo que une a própria prosperidade com o estado da saúde ambiental e o bem-estar coletivo da sociedade. A sustentabilidade tem por princípio o modo como o homem age sobre os recursos naturais, promovendo a sua reutilização para poupar a natureza e conciliar o crescimento tecnológico com a preservação do meio ambiente.

Pensando nisso, buscou-se promover uma inovação na área de climatização, preocupando-se também com o uso da sustentabilidade.

Com esses critérios em mente, idealizou-se um sistema que tem por intuito o reaproveitamento da água proveniente da drenagem de sistemas de climatização. Essa água será armazenada e reutilizada para o uso diário em sistemas de limpeza de prédios ou indústrias impedindo um grande desperdício e, consequentemente, diminuindo os custos com o fornecimento de água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (64.5 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com