TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão crítica: a importância da comunicação na vida dos surdos

Por:   •  13/3/2018  •  Resenha  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha crítica: A importância da comunicação na vida dos surdos.

Tales Henrique Faria 1209000nn

                                                                                       Bruna Carrano 120900033

                             Disciplina: Libras

                                                                                      Professora: Symone Gonçalves

Uma sociedade e ou comunidade é composta de indivíduos diversos, cada um desses indivíduos possui limitações e habilidades especificas. Dessa forma é fundamental que tais indivíduos encontrem uma forma de se interagir. O dicionário da língua portuguesa define comunicação como sendo ação de transmitir uma mensagem e, eventualmente, receber outra mensagem como resposta, e garantir que o conteúdo da informação transmitida foi entendido.

O ato de se comunicar é de suma importância para todos os indivíduos, uma vez que garante autonomia, desenvolvimento e integração entre os membros de uma comunidade. O ato de se comunicar pode ser realizado em diversas formas, como através da comunicação oral (língua materna de cada país ou região especifica), através de mimicas e gestos, bem como através da língua de sinais, no Brasil a LIBRAS, que se trata da língua materna dos surdos, e que usa de recursos visoespaciais para a compreensão.

Se tratando de indivíduos surdos, a comunicação tem um papel de igual importância, através da língua brasileira de sinais os surdos podem se inserir na sociedade em patamar de igualdade com qualquer outro indivíduo. A LIBRAS, possibilita que o surdo se comunique com outros surdos e possibilita o desenvolvimento cognitivo da pessoa surda para que este tenha acesso a conceitos e conhecimentos já existentes,

Além da legitimação da cultura surda, a utilização da Libras da voz a esta cultura, possibilita o entendimento de suas necessidades, anseios e expectativas podendo assim, facilitar o atendimento a essas necessidades, sendo a forma mais expressiva de exercício da cidadania.

A popularização da LIBRAS, é importante para garantir a comunicação entre os indivíduos, além de desmistificar certos preconceitos inseridos há muito tempo na sociedade, como o de que a surdez era uma deficiência que deveria ser tratada clinicamente com intuito de superar o déficit auditivo. Uma vez que a comunicação permite que diversos indivíduos sem conheçam a fundo, e partir dessa convivência conhecerem, aceitarem e até admirarem as limitações e habilidades inaptas de cada indivíduo, cria-se uma população integrada e que busca junta o desenvolvimento de todos.

Atualmente já existem ações políticas que incentivam divulgação da Libras, como a presença obrigatória de interpretes em escolas e hospitais, a obrigatoriedade da disciplina em cursos de licenciatura, além da disponibilização da disciplina como optativa e qualquer curso de graduação. No entanto, percebe-se que tais políticas não são suficientes para garantir a comunicação.

Nesse aspecto, o uso da tecnologia leva inúmeros benefícios para os surdos, ajudando na comunicação entre surdos e ouvintes, facilita o convívio e desenvolvimentos de indivíduos surdos inseridos em famílias ouvintes, ou de indivíduos ouvintes inseridos em famílias surdas,  bem como na execução de tarefas cotidianas. Como exemplo dessas tecnologias voltadas para a comunidade surda, podemos destacar os aplicativos brasileiros Hand Talk e Prodeaf, que possuem a tradução de textos e mensagens de voz para a língua brasileira de sinais. E também o uso de campainha luminosas com o auxílio de câmeras, além de babás eletrônicas com sistema de vibração e câmeras, dentre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (91.1 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com