TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revolucao Francesa E Americana

Monografias: Revolucao Francesa E Americana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 3

Revolução Americana Revolução Francesa

Primeiro deu-se a revolução americana e só depois a francesa. Graças a estas revoluções, o liberalismo começou a expandir-se devido ás revoluções liberais.

A Inglaterra dominava os Estados Unidos e queria aumentar os impostos e os americanos revoltaram-se, pois queriam a sua independência e conseguiram-na, com a ajuda dos franceses (enviaram um exército para a América e também apoiaram os americanos economicamente). Não foram só os impostos que levaram o povo americano a revoltar-se: desejavam a liberdade e o direito de defender os princípios do iluminismo em que todos os homens nascem iguais, logo têm os mesmo direitos e deveres, e em que era o povo que elegia o seu representante.

A revolução americana ocorreu no ano de 1776 e a Francesa no ano de 1789 apesar de estarem separadas por um oceano o motivo era o mesmo ambas lutava pelo o mesmo ideal, elas lotava contra a sociedade monarquia e hierárquica baseava nos valores da nobreza.

Esta revolução vai ter repecursões no continente europeu, pois como foram os franceses que foram ajudar os americanos, quando voltaram para o seu país de origem, voltaram com as idéias revolucionárias que motivaram a revolução americana. A Revolução Francesa ocorreu no ano de 1789 e foi provocada pelas graves crises agrícolas devido ao clima (maus anos agrícolas), á corrupção que existia e ao atraso em que o país se encontrava em relação á produção de manufatura! A balança comercial dos franceses também se encontrava desequilibradas, o que significa que se importavam mais do que se exportava e os gastos feitos pelo Estado eram imensos e a maioria deles, eram supérfluos (a corte gastava em demasia nas festas, banquetes, viagens, produtos de luxos e desnecessários). Existia ainda uma forte estrutura social, que trazia privilégios para o clero e para a nobreza (por exemplo, a isenção de impostos) e era o povo, que era a ordem social com menos rendimentos, que pagava os impostos, que trabalhava de dia a dial e vivia em condições miseráveis. Além disto, também tinham o objetivo de acabar com o regime político que vigorava na altura, o absolutismo, e instaurar o liberalismo.

A Revolução deu-se no dia 9 de Julho do ano de 1789, e era representada majoritariamente por membros da burguesia e do povo e o inicio da revolução foi quando se deu a tomada da Bastilha.

A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789) teve como ideia-base a liberdade individual e afirmava que todos os homens nascem iguais e permanecem livres. Com isto, passou a existir o direito á liberdade de opinião, de imprensa e de expressão. O povo passou a ser o mandatário, pois era nele que residia o poder.

Apesar de tudo isto, a igualdade era bastante relativa pois, por exemplo, só podiam votar que fosse do sexo masculino, maior de idade, soubesse ler e escrever e que pagasse os impostos.

No ano de 1972, foi instaurado em França, o governo da convenção, que passou a ser conhecido como o governo do terror. A seguir a esta convenção seguiu-se o Diretórios, que liberalizou a economia e que separou o Estado e a Igreja (estado laico). Depois foi instaurado o Consolado, que estava entregue a três cônsules. Graças ao Consolado, houve uma estabilização do regime político e da própria vida dos franceses e isto levou ao fim da revolução!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com